Sequência didática em inglês

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
How to Write an Email in English
Teacher’s copy

Didactic Sequence by
Bruno Henrique de Assis Geovana Vanessa Fagundes da Silva

Advisor Jonathas Chaguri

Organização da Sequência Didática
Há uma grande diversidade de textos presentes em nossa sociedade, que podem se apresentar de forma visual, oral e escrita. Quando a utilização da língua é elaborada e seus tipos de enunciadosrelativamente estáveis, denominam-se gêneros do discurso. Sendo assim, o ensino de gênero em sala de aula é importante, pois ensinar gênero na escola é proporcionar ao aluno a oportunidade de estar em contato com gêneros presentes em seu cotidiano, proporcionando-lhes um saber mais elaborado (ABREU-TARDELLI, 2007; PARANÁ, 2008; CRISTOVÃO, 2009; CHAGURI, 2010, 2011). Dentre os diversos gêneros discursivos,recorremos ao gênero “Email” que caracteriza por ser uma mensagem eletrônica, que é geralmente, produzido pela mesma pessoa que transmite o email a um receptor, quase sempre, o destinário da mensagem. Daí a importância de trabalhar esse gênero em sala de aula a fim de possibilitar a formação de um sujeito crítico que possa interpretar as especificidades do gênero em questão, bem como suaintencionalidade e, ao professor deliberar encaminhamentos de atividades e/ou ações que envolva o estudo do gênero supracitado em aulas de Língua Inglesa. Desse modo, os objetivos dessa sequência didática são: a) proporcionar o trabalho com gêneros discursivos de diferentes formas de expressão oral ou escrita, que têm características já cristalizadas socialmente e historicamente, que circulam nas diversasesferas de comunicação e se vinculam em um determinado contexto; b) levar o aluno a conhecer a estrutura textual e linguística do gênero email. Decorrente a isso, para que se tenha um trabalho cuidadoso com gêneros em sala de aula, recorremos a uso da sequência didática (BRONCKART, 1999, 2006; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) que tem como finalidade auxiliar o aluno a dominar as especificidadesde um gênero textual, permitindo que o mesmo escreva, fale e leia-o de forma mais adequada ao comunicar-se, pois esta é um conjunto de atividades escolares que são organizadas de maneira sistemática. No estudo do gênero “Email” será explorado a estrutura textual, os diversos tipos de enredo, bem como sua finalidade e aspectos culturais e ainda o recurso gramatical sugerido a este gênero, sendo esteo there to be e some and any para um trabalho com as habilidades de oralidade, leitura e escrita. O público alvo para aplicação das atividades aqui proposta são alunos do Ensino Médio. O número mínimo de aulas necessárias para aplicação desta produção didática pedagógica é de (04 a 06) quatro a seis aulas. Bruno Henrique de Asss 1(G-UNESPAR-FAFIPA) Geovana Vanessa Fagundes da Silva2(G-UNESPAR-FAFIPA) Jonathas Chaguri 3(Orientador – UNESPAR-FAFIPA)
1

Graduando em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Paranavaí-FAFIPA. 2 Graduanda em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Paranavaí-FAFIPA. 3 Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do Colegiado do Curso de Letras(Português/Inglês) da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Paranavaí-FAFIPA.

2

CAPACIDADES DE AÇÃO Nesta seção cabe ao professor ativar os conhecimentos prévios dos alunos para compreendermos o que eles sabem a respeito do gênero canção nesta sequência didática.

Iniciar a aula, com os post que aborda os comandos em inglês. Enfatizar aos alunos o uso dos comandos durante a aula.(Ver apêndice I).

Class Discussion
1. Com auxílio de seu professor, discuta as questões abaixo. 1. What do you know about the Internet? 2. Do you know what WWW mean? 3. How often do you use the Internet?
O professor deverá utilizar essas questões como meio de discussão em sala com os alunos. Sugerimos que a atividade seja realizada em pequenos grupos ou em pares. Com auxílio da lousa, o...
tracking img