Sepech

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS



ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA MORTE VIOLENTA DE JOVENS EM LONDRINA

Alessandra de Souza Nogueira (Serviço Social/UEL)

Ana Paula da Silva (Serviço Social/UEL)

Evandro Dezotti Dantas (Serviço Social/UEL)

Everton Yukita (Serviço Social/UEL)

Dione Lolis(Orientadora - Serviço Social/UEL)





Palavras-chave: morte violenta; risco e vulnerabilidade; segregação sócio-espacial.



RESUMO



Esta comunicação pretende apresentar os dados iniciais da pesquisa que tem como objetivos centrais: conhecer os principais fatores de risco e vulnerabilidade de jovens aos homicídios por arma de fogo nas regiões e microrregiões da área urbana de Londrina;entender porque a violência atinge tanto os jovens que residem nesses espaços segregados da cidade; conhecer o cotidiano e as situações em que se envolvem esses jovens e que leva à mortalidade precoce e violenta. Nesta perspectiva, analisamos o contexto social em que residem esses jovens e os aspectos que contribuem para a ocorrência desse tipo de violência. A pesquisa verifica que as comunidades ondese deu o maior índice de mortes de jovens apresentam maiores características que evidenciam no processo segregação sócio-espacial. Verifica a precariedade na infraestrutura urbana que limita o acesso desses jovens aos serviços públicos de educação, saúde, habitação, lazer, esportes, cultura, saneamento básico, além das condições insalubres vivenciadas por esses grupos sociais. Aspectos que tambémcontribuem para uma definição de barreiras simbólicas desses espaços de moradia e convivência dos jovens.


1. Violência, Juventude e Segregação Sócio-Espacial

O presente trabalho tem como escopo principal a apresentação dos dados iniciais das pesquisas desenvolvidas por alunos de iniciação científica vinculadas ao Projeto de Pesquisa “Violência, Risco e Vulnerabilidade: homicídio de jovense segregação espacial em Londrina”, orientadas pela Profª Drª Dione Lolis, e que tem como objetivos centrais: conhecer os principais fatores de risco e vulnerabilidade de jovens aos homicídios por arma de fogo nas regiões e microrregiões da área urbana de Londrina; entender porque a violência atinge tanto os jovens que residem nesses espaços segregados da cidade; conhecer o cotidiano e assituações em que se envolvem esses jovens e que leva à mortalidade precoce e violenta.
É importante retomar que as transformações ocorridas nas cidades, como o acelerado processo de industrialização a partir da metade do século passado, com um considerável crescimento populacional, trouxeram consigo importantes mudanças na vida cotidiana urbana. Desde os anos de 1980, a violência urbana toma um espaçoprivilegiado nos debates e pesquisas de diversos grupos sociais, nos meios acadêmicos, movimentos pela paz e movimentos sociais, assim como a preocupação oriunda do Estado, especialmente no que se refere à morte violenta de jovens nas duas últimas décadas.
O autor Álvaro Aquino e Silva Gullo (1998), faz uma análise sobre a visão teórica sobre a violência e sobre a visão do senso comum no que pesea violência. O autor argumenta que, do ponto de vista teórico, a violência é vista como um processo social em resposta ao sistema de opressor e oprimido existente no sistema capitalista vigente, sendo assim normatizado pelo próprio sistema existente. Já, o senso comum, desemboca como um mecanismo que resulta das experiências vividas diariamente, colocando um sujeito contra o outro e não pordivergências de classes sociais. O autor diz que,

a abordagem desse problema (a violência) pode ser feita através da analise teórica que o considera como um processo social, um mecanismo social que é a expressão da sociedade, uma resposta a um sistema que se associa à forma de poder vigente onde a oposição entre dominante e dominado se reproduz de acordo com o contexto das relações sociais que o...
tracking img