Separados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Renovação da Mente
Introdução Ser como Jesus Cristo é um dos propósitos de Deus para o crente. A Bíblia, em muitos versículos, afirma que a vontade do Pai é ter muitos filhos à imagem e semelhança do seu Primogênito. Romanos 8.28,29 diz que o destino que Deus traçou para aqueles que o amam e foram por Ele chamados é “serem conformes à imagem de seu filho, afim de que ele seja o primogênito entremuitos irmãos”. Em 1Coríntios 11.1, o apóstolo Paulo chama os cristãos a serem seus imitadores, assim como ele tem imitado a Cristo (cf. 1Co 4.16; Ef 5.1; Fp 3.17). Para sermos como Jesus, é necessário termos o nosso caráter e a nossa conduta transformados, afinal, a imagem de Deus em nós foi corrompida pelo pecado. Paulo ensina que a nossa transformação é realizada pelo Espírito Santo na medidaem que vamos experimentando a presença de Deus em nossas vidas. Ele diz em 2Coríntios 3.18: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. Em Romanos 12.2, o apóstolo também trata sobre esse assunto, dando algumas diretrizes claras quanto a como o crente podeser transformado e qual é a finalidade disso. É a partir desse texto bíblico que será desenvolvida a lição de célula desta semana. Desenvolvimento do ensino Texto-base: Romanos 12.1,2
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O presente texto fala sobre o processo detransformação pelo qual o crente deve passar, objetivando, como dito na introdução, ser como Jesus é. Para uma melhor assimilação do seu conteúdo, ele pode ser dividido em três partes. São elas: 1. E NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE SÉCULO O verbo grego traduzido por “conformar” tem o sentido de moldar a mente e o caráter de alguém ao padrão de outra pessoa. A palavra grega traduzida por “século” tem comosua sinônima uma outra, kosmos, que tem como um de seus sentidos o de sistema de idéias e valores opostos a Deus (mundo, na Bíblia em português). Sendo assim, o que Paulo está dizendo é que o crente não deve ter a sua mente e o seu caráter moldados conforme as idéias e valores do mundo. Para um melhor entendimento, segue uma ilustração: para se fazer bolos, é necessário o uso de uma forma. Quandoa massa não assada é despejada na forma, ela logo toma para si o seu formato. Após ser assado, o bolo, mesmo que retirado da forma, terá exatamente os seus contornos, o que pode se dar de maneiras variadas. Paulo adverte que isso não aconteça com o cristão conforme os moldes do mundo.

1. Pare e pense: o que em sua vida está de acordo com a forma do mundo? Quais são as idéias e valorescontrários a Deus que estão em sua mente e caráter?
2. MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE O verbo grego correspondente a transformar (metamorphoo) é de onde vem a palavra metamorfose do português. Essa palavra nos leva a pensar na borboleta. Em Biologia, estuda-se que a borboleta não vem ao mundo como geralmente a vemos, com belas asas coloridas, voando graciosamente entre as flores de umjardim. Antes de chegar a essa forma, a borboleta é uma lagarta com oito pares de patas, que se alimenta principalmente de folhas, pode, por isso, causar prejuízos a plantações e provoca nojo em algumas pessoas. Para ser borboleta, a lagarta passa por um processo de mudança de forma, o que é chamado de metamorfose. Durante um determinado tempo (que pode variar de duas semanas a vários meses,dependendo da espécie), ela fica confinada a um casulo, onde se transforma em borboleta. Após esse período, ela rompe o casulo e passa, então, a voar, alimentando-se do néctar das flores e embelezando o ambiente com suas cores. Que transformação! É exatamente isso que Paulo ordena aos romanos e a nós. Que nós mudemos de uma forma mundana para outra conforme os princípios de Deus. Que nós saiamos de um...
tracking img