Separacao de misturas heterogeneas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Politécnica das Faculdades Network

TÉCNICAS BÁSICAS DE LABORATÓRIO

Título da Experiência: Separação de misturas heterogêneas
Data de Realização da Experiência: 20/09/2012
Curso: Técnico em química

Componentes do Grupo:
Nome Nº
Débora Torres Carvalho08
Maria Ramos P. Oliveira 20
Marta de Deus Nascimento 21
Renato Luis Inácio Leite 26
Robson de Deus Nascimento 24
Sandro Gomes de Miranda28

Sumaré
2012

Objetivo:
Avaliar o processo de decantação, destilação, e separação de misturas heterogêneas, homogêneas e anfipáticas.

Resumo:
Nesse experimento fizemos a separação de misturas; onde dentro de um funil de separação, colocamos água e óleo para saber que tipo de mistura sairia no final do experimento. A seguir veremos osresultados obtidos no procedimento.

Introdução:
Veremos a seguir o porquê que existem misturas heterogêneas de duas ou mais fases, qual significado por essa separação de fases, como separá-las e qual processo de separação e este

Procedimento experimental: Separação de misturas parte 2

Dentro de um funil de separação colocamos 100 ml de água e 100 ml de óleo de cozinha, fizemos a agitaçãomanualmente, deixamos descansar por alguns minutos para fazer a total separação das fases e concluímos que realmente água não se mistura com óleo.
Pesquisamos algo sobre o assunto e concluímos que nesse meio de misturas existe a questão da polaridade, onde mistura polar não se mistura com apolares.
Nesse caso a água e polar, e polar só mistura com polar ou com misturas anfipáticas, já nocaso do óleo e uma mistura apolar nesse caso ele se repele com a água formando esta mistura de duas fazes. Já no caso da visualização veremos que elas fazem outro tipo de separação que é por densidade, nesse caso o óleo fica “boiando” em cima da água já que ele e menos denso que a água, nesse caso pesquisamos e descobrimos que o óleo de cozinha em temperatura ambiente tem em torno de 0,93g/cm³enquanto a água 1,0g/cm³.

Conclusão:

Nesse experimento vimos que mistura polar não se mistura com apolares e não e só por questão de densidade, que também pode influenciar no resultado final.

Questões:

1- Como é o nome deste processo físico de separação?
R: Decantação ou por densidade.

2- Porque a água não se mistura com o óleo?
R: Porque a água e polar e o óleo apolar.

3- Qual a densidade doóleo e da água em temperatura ambiente?
R- óleo 0,93g/cm³ e a água 1,0g/cm³

Experimento: Destilação simples:

Objetivo:
Avaliar a separação de mistura homogêneas através de destilação simples.

Resumo:
Veremos como separar misturas homogêneas, qual tipo de equipamento e materiais a ser usado nesse experimento, qual resultado final obtido pelo grupo.

Introdução:
A destilação é aseparação de uma mistura líquida nos seus componentes por meio de fervura seguida da condensação do vapor.

Procedimento experimental: Destilação simples.

No processo de destilação simples vimos como montar o destilador, juntamente com os equipamentos auxiliares tais como : manta aquecedora, condensador, juntas, suportes de apoio, balão volumétrico de fundo redondo e enlermayer.
Montamos asaparelhagens e colocamos dentro do balão uma solução aquosa de Nacl. Ligamos a manta aquecedora e deixamos por alguns minutos, ate que com 12 minutos começaram a aparecer bolhas no fundo do balão, e aos 19 minutos caiu à primeira gota de água já destilada, no vidro de enlermayer, após 1he 20 minutos a solução de água secou no fundo do balão sobrando apenas o Sódio (sal) e sais minerais da água.
Na...
tracking img