Separaca de gases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
→ Na bandeja mistura de líquido saturado
→Vapor mais concentrado do componente mais volátil, que atravessará as perfurações do prato imediatamente superior.
→O líquido remanescente mais “pobre”do componente mais volátil (nitrogênio) e mais “rico” do componente menos volátil (oxigênio) descerá pelo vertedouro para o prato imediatamente inferior.
→O calor liberado na condensação do vapor noprato superior será menos utilizado na vaporização do líquido dessa bandeja.
→As perfurações das bandejas possuem o mesmo diâmetro e são feitas de forma que a velocidade do fluxo de vapor sejasuficiente para evitar o gotejamento.
→Assim, a mistura nas bandejas superiores ficará cada vez mais concentrada do componente mais volátil (N2), enquanto que nos pratos inferiores a mistura se tornarámais rica do componente menos volátil (O2)

Remoção de umidade , dióxido de carbono e hidrocarbonetos
H2O, CO2 e hidrocarbonetos devem ser removidos do ar de processo, pois seus pontos desolidificação são muito acima das temperaturas..... O que acarretaria na obstrução das vias do processo. Além do perigo de explosão no condensado principal (nível aonde tem a maior concentração de O2 altapureza).
Modo de remoção
Absorção dos gases
A absorção de gases não desejáveis no processo é feita através de peneiras moleculares que possuem alta porosidade com dimensões essencialmente moleculares.As peneiras moleculares retém as matérias absorvidas por meio de intensas forças físicas, em vez da absorção química.
A desabsorção pode ser feita pela aplicação de calor ou pelo deslocamento deoutro material, sem haver mudanças no estado químico da peneira.
Na absorção as forças absorventes mais intensas são devidas principalmente aos cátions expostos na rede de cristais que atraemeletrostaticamente o extremo negativo das moléculas polares. Quanto maior for o momento dipolar das moléculas, mais fortemente serão atraídas e absorvidas.
4. Introdução ao processo de separação de Ar.
4.1...
tracking img