SEPARA O DE ORGANELAS E MACROMOL CULAS DAS C LULAS POR CENTRIFUGA O

518 palavras 3 páginas
SEPARAÇÃO DE ORGANELAS E MACROMOLÉCULAS DAS CÉLULAS POR CENTRIFUGAÇÃO.

INTRODUÇÃO

O fracionamento celular por centrifugação consiste na separação gradativa das organelas de células, de acordo com sua densidade, que são submetidas a rotações que fazem com que a força centrífuga exercida sobre as células, rompa as membranas celulares e agrupem as organelas de acordo com sua densidade. Esta técnica consiste em uma série de centrifugações com velocidades gradativamente maiores; as organelas ou inclusões mais densas precipitam primeiro (precipitado chamado de pilet), e o sobrenadante é retirado e centrifugado novamente.

Antocianinas

As antocianinas (das palavras gregas anthos, flor e kianos, azul), são pigmentos vegetais,responsáveis por uma grande variedade de cores observadas em flores, frutos, algumas folhas, caules e raízes de plantas, que podem variar do vermelho vivo ao violeta/azul.Quimicamente, esses pigmentos são compostos fenólicos pertencentes ao grupo dos flavonóides, grupo de pigmentos naturais amplamente distribuídos no reino vegetal. São compostos solúveis em água e altamente instáveis em temperaturas elevadas.
Caracterizados pelo núcleo básico flavílio (cátion 2-fenilbenzopirílio) que consiste de dois anéis aromáticos unidos por uma unidade de três carbonos e condensados por um oxigênio. A molécula da antocianina é constituída por duas ou três porções, uma aglicona (antocianidina), um grupo de açúcares e, freqüentemente, um grupo de ácidos orgânicos. Aproximadamente 22 agliconas são conhecidas, das quais 18 ocorrem naturalmente e apenas seis (pelargonidina, cianidina, delfinidina, peonidina, petunidina e malvidina) são importantes em alimentos. A cor de uma antocianina individual varia desde o vermelho (condição ácida) até o azul ou amarelo (condição alcalina). A coloração final apresentada pelo tecido vegetal, entretanto, depende de outros fatores além do pH, tais como, luminosidade, concentração da antocianina dissolvida, presença de íons,

Relacionados