Separação de misturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
CECE- Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Engenharia de Pesca

Relatório: Métodos clássicos de separação de misturasAcadêmicos:
Cleber Cenci
Glauber Cenci
Luis Matheus Bocalon
Raiza Gonçalves Boska
Tiago Antônio Costa

Professora: Kathia Kunzler

Toledo Março - 2011
Resultados e Discussões:Destilação simples e fracionada: Separação do álcool e da água da solução de sulfato de cobre, onde este permaneceu no fundo do balão.
Esta técnica é usada para separar misturashomogêneas de sólidos em líquidos onde a diferença entre os pontos de ebulição dos componentes é bastante acentuada. A aparelhagem usada nessa separação (líquido-líquido) é amesma de uma destilação simples, mas com o acréscimo de uma coluna de fracionamento ou retificação, na qual função é evitar que o liquido de maior ponto de ebulição evapore com omenor ponto de ebulição.

CuSO4.H20(aq) + CH3CH2OH(aq) => CuSO4(S) + H20(aq) + CH3CH2OH(aq).

Filtração simples e a vácuo: Separação do Sulfato de cobre formando hidróxidode cobre e sulfato de sódio(aq). O processo de filtração pode ser acelerado pela filtração à vácuo, onde uma trompa de vácuo "suga" o ar existente na parte interior do kitassato,o que permite um mais rápido escoamento do líquido.
CuSO4(s) > NaOH(aq) => Cu2+SO42- > Na+OH- => Cu2+(OH)2-(s) + (Na)2-SO42+(aq).

Conclusão:
Concluiu-seque os métodos de separação de misturas são muito importantes para que se possa obter substancias puras, pois tais substancias encontram-se na forma de misturas. A escolha de umadeterminada técnica depende da natureza da mistura e da propriedade dos componentes. Estes métodos são chamados de análise imediata, não alteram a natureza das substâncias.
tracking img