Separação de misturas

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MARANHÃO
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA

Química Geral Experimental I

Experimento IV
Processos de Separaçãode Misturas

João Florêncio Monteiro Neto LQ1211018-21
Profº Drº: Luís Presley Serejo
Realizado: 30 de maio de 2012

São Luís
2012
* Objetivos

* Separação de misturas nos diferentestipos de processos.

* Introdução

Para compreender o processo de separação de misturas, o conceito sobre misturas é fundamental no qual representa todo tipo de matéria cuja fusão e/ouebulição não ocorre em temperaturas constantes, ou seja, podemos citar como exemplo a água tem sua fusão a 0°C e a ebulição a 100°C, temperaturas constantes, as misturas possuem intervalos de fusão eebulição.
Na separação de mistura tem-se que classificar em que homogênea e heterogênea, no qual a primeira não é possíveis às distinções das fases, já a segunda é perceptível a visão de duas ou mais fases,podendo ser classificadas como miscível e imiscíveis respectivamente.
Existem diferentes tipos de processos, no qual em misturas homogêneas utilizamos uns e nas heterogêneas utilizamos outrosprocessos, destacam-se alguns que foram utilizados ao logo do experimento:
* Filtração Simples: É um processo utilizado para separar as fases de misturas heterogêneas, por meio de uma superfície porosadenominada filtro.
* Funil de Decantação: Utilizado na separação de líquidos que são se misturam, ou seja, imiscíveis.
* Destilação Simples: Processo que permite a separação de um líquido deuma substância não volátil ou de outros líquidos que possuem uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80°C.
* Dissolução Fracionada: A dissolução fracionada é feita a partir dedois processos, a princípio é dissolvida apenas um dos componentes, e para separar o componente dissolvido no líquido do componente não dissolvido, e mistura passa pelo processo de filtração, e o...
tracking img