SENTIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO DA CRIANÇA PORTADORA DE LEUCEMIA E ABORDAGEM DA QUIMIOTERAPIA

6661 palavras 27 páginas
1. INTRODUÇÃO

Quando nos propomos a refletir a respeito da questão saúde, de muitas formas podemos imaginá-la: pessoas saudáveis, crianças brincando e correndo, enfim, buscamos uma imagem confortante sobre o complexo tema. Talvez um dos pensamentos mais freqüentes se relacionem com a tentativa de ser saudável o quanto pudermos. Raros são os casos onde se pensa sobre doença. As doenças só são lembradas quando sentimos dor, quando pensamos em prevení-las ou, ainda, quando adoecemos com patologias como a dos hipocondríacos.

O pensar em saúde faz parte do nosso existir, de nossas aspirações, sendo um dos maiores desejos humanos; trata-se de uma das preocupações emergentes da atualidade. Muitos buscam novos hábitos e formas de vida. Alteram-se padrões alimentares para mais saudáveis, incorporam-se exercícios físicos as atividades cotidianas (culto o corpo), buscam-se espaços em agendas sempre lotadas para algum tipo de lazer ou prazer, utiliza-se medicina preventiva rotineiramente, entre outros.

Na experiência profissional das autoras deste estudo, trabalhando com crianças portadoras de leucemia perceberam que um dos grandes desafios da equipe de enfermagem é lidar com os próprios sentimentos e frustrações diante de crianças que não tiveram sucesso no tratamento e de seus pais.

Sentimentos da equipe de enfermagem no cuidado de pacientes portadoras de câncer, além de enfrentar seus próprios sentimentos e frustrações com traumas de crianças que não tiveram um bom prognóstico, saber compreender a ansiedade, insegurança e medo familiar e para com isso poder ajudá-los no seu tratamento é um grande desafio. A maior incidência mundial de câncer em crianças está registrada na Nigéria com 155,6 casos/milhão. O estado de São Paulo é apontado como o terceiro em incidência com uma média de 140 casos/milhão (ANDREONI et al., 1993). No ano de 1994, foram registrados no departamento de pediatria do Hospital A.C. Camargo 259 casos novos de

Relacionados