Sentidos metaf rico e meton mico

786 palavras 4 páginas
Sentidos metafórico e metonímico
Metáfora e metonímia são duas figuras de linguagem, mais concretamente, constituem figuras de palavras.
O texto não traz todas as informações fazendo com que o leitor tenha um conhecimento de mundo, ou busque informações sobre o conteúdo, para relacionar algumas palavras ou mensagens contidas, para se ter o entendimento do texto.
Exemplo :
Nesta imagem trata de uma publicidade sobre um horti fruti e quem tem o conhecimento do filme Tropa de Elite vai entender o texto que é uma fala do filme “Pede pra sair” e Horta de Elite, com a intenção de dizer que é tudo de primeira que é o melhor.

Metáfora e Metonímia
A metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Existindo uma comparação entre de sentido entre um elemento comparado.
Ex : Aquela mulher é uma cobra.
Como dizem que a cobra é traiçoeira e falsa, querem dizer que está mulher tem essas mesmas características.
Metonímia
A metonímia é a substituição de um termo por outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido.
Exemplo : João comeu dois pratos e ainda disse que não gostou.
João não comeu os pratos e sim a comida que continha no prato.
Metáfora e metonímia: aproximações e afastamentos
Metafora: Relação de adesão semântica entre duas palavras ou expressões, como uma comparação implícita(sem a presença do elemento comparativo).

Metonímia: Relação de aproximação,em que parte do conteúdo semântico de uma palavra ou expressão é relacionado a outra palavra ou expressão, também numa comparação implícita.
Ex: “Minha filha é como um anjo.”
Comparação explicita entre “filha” com anjo, através de um elemento comparativo, que indica ao interlocutor a necessidade de comparar para interpretar.
“Minha filha é um anjo.”
Comparação implícita entre “filha” com anjo” na qual o interlocutor, por sensibilidade individual, associar um significado

Relacionados