Sentido e significado do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO





Este estudo traz uma análise do sentido e significado do trabalho, no âmbito das relações organizacionais globalizadas. Tema contemporâneo e de grande relevância para gestores e estudantes que tenham interesse no tema. Embora a pesquisa seja árida, procurar-se-á nessa análise bibliográfico alcançar o objetivo geral do estudo: compreender melhor o sentido e significado detrabalho. Nesse contexto analisar-se-á a história e evolução do trabalho, partindo-se do escravismo, servidão, até o trabalho subordinado, fruto do capitalismo. Capitalismo que evidencia o trabalho, não mais de propriedade real, mas sim, de subordinação hierárquica assalariada, existente entre contratantes – trabalhador e empregador –, que convivem harmonicamente. Relação composta de fatores exógenos eendógenos, que fomentam a socialização do hipossuficiente, aumentando, inclusive, a eficiência dos colaboradores, em benefício dos anseios da organização e de toda a coletividade. Tudo sob a luz do direito constitucional, que tem como fundamentos, à cidadania e à dignidade da pessoa humana, que são a base e os pilares das sociedades modernas.



Palavras-chave: trabalho subordinado;capitalismo; socialização; dignidade da pessoa humana.












INTRODUÇÃO


A necessidade que tem o homem de trabalhar, visando seu sustento e valorizando suas atividades profissionais, o acompanha desde os primórdios da humanidade. Trajetória que atravessou séculos sob regimes sociais, políticos e econômicos diferenciados. Fatos que se tornaram focos de intensos debates, até mesmo, nosdias atuais, em que prevalece o trabalho subordinado, fruto dos interesses capitalistas imperantes no mundo globalizado.


Nesse contexto, abordar-se-á a evolução histórica do trabalho, enfocando, primeiramente, o trabalho escravo, em seguida do trabalho servil e por fim o trabalho subordinado, no intuito de demonstrar as principais etapas, pelas quais passou o trabalho, até chegar aos diasatuais, pois só assim será possível verificar sua importância e significado.

1. ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO

Na fase do escravismo, o homem era colocado como propriedade jurídica de outrem. O trabalho não era livre e a apropriação não era apenas do trabalho, mas da pessoa física do trabalhador. O escravo era tratado como coisa – objeto –, podendo, inclusive, ser vendido, trocado ou eliminado,caso não atendesse às finalidades de seu proprietário.


Russomano (1993, p. 02), aduz que: “a Grécia é o tipo clássico da passagem da cidade aristocrática para a cidade escravista”. Informa que em Atenas, “para expressar a generalização do trabalho escravo, a sua importância e sua utilização para prosperidade geral ou para o gozo dos privilégios constituídos, Platão e Aristóteles, em “ARepública” e em “A Política”, passaram a admitir a escravatura e até mesmo a defendê-la”.


Em rápida síntese, observa-se que a escravidão surge quando se modifica o modo de pensar dos conquistadores na Idade Antiga – chamada de “Antiguidade Clássica” – pois, ao invés de exterminar os grupos rivais, eles passam a dominá-los pela força e a obrigá-los ao trabalho, em troca de suas próprias vidas. Nessafase a escravidão tornou-se a base do sistema produtivo da antiguidade.


Oliveira (1995, p. 29), explica que: “na Grécia e na Roma a escravidão resultou historicamente da dissolução das relações fundamentais antigas”. E continua [...] “A mercantilização da economia que constitui o móvel do escravismo promoveu a extensão da propriedade, dos meios de produção aos cidadãos livres de diferentescategorias, o aprofundamento da apropriação privada, do excedente do trabalho e da produção, a ampliação da organização das funções do Estado”.


Observando os citados entendimentos, observa-se que na fase escravista o trabalhador não é reconhecido como ser humano ou como sujeito de direitos, especialmente direitos trabalhistas, que nem existiam na época. Verifica-se a existência de uma...
tracking img