Sentido do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sentido do trabalho

Introdução

O texto apresenta fundamentos e pressuposições que visão a compreensão dos fenômenos ligados ao trabalho. Com base na discussão dos conceitos de trabalhoprescrito e trabalho real, dos marcos teórico-metodologicos da ergonomia, ergologia e da psicologia materialista, aponta implicações problemáticas de tais perspectivas.
Este estudo buscou compreenderatravés da Psicodinâmica do Trabalho, como a Psicologia do Trabalho, estruturou-se no decorrer da história, as repercussões do sofrimento para a vida do trabalhador (dotado de subjetividade eDesejo) e como a organização do trabalho interfere na saúde física e, principalmente, mental.

Sentido do trabalho

Análises psicológicas no campo da psicologia do trabalho observam umobscurecimento da função e das potencialidades positivas e negativas do trabalho.
Segundo Yves Clot (2006), a Psicologia do Trabalho oriunda dos estudos de Yves Clot tem balizado a subjetividade como “ocontinente escondido da atividade com implicações fundamentais para análise de questões ligadas ao universo laboral.
Taylor (1995), quando propôs a Organização Científica do Trabalho (OCT) e sua tripladivisão (divisão do modo operatório, divisão entre órgãos de concepção intelectual e execução e divisão dos homens), aparentemente buscou eliminar a subjetividade do trabalho por meio do controle doscorpos dos trabalhadores cindidos de suas mentes. A subjetividade dos trabalhadores é reafirmada pela necessidade de seu controle para que aquilo que foi traçado seja rigorosamente cumprido.
Ditode outro modo, sua importância é reconhecida pelo avesso, ou seja, para evitar ao máximo a possibilidade dos trabalhadores criarem obstáculos e desvios na produção.
A organização dotrabalho é freqüentemente pensada por cada um dos níveis hierárquicos a partir da compreensão que os trabalhadores têm do seu próprio trabalho sem que um consiga entender as dificuldades...
tracking img