Sensores e transdutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE SENSORES

* LUZ: células solares, fotodiodos, fototransistores, tubos foto-elétricos, CCDs, radiômetro de Nichols, sensor de imagem
* SOM: microfones, hidrofone, sensores sísmicos.
* TEMPERATURA: termômetros, termopares, resistores sensíveis a temperatura (termístores), termômetros [[Bimetal|bimetálicos}] e termostatos
* CALOR: bolometro, calorímetro
* RADIACAO:contador Geiger, dosímetro
* PARTICULAS SUBATOMICAS: cintilômetro, câmara de nuvens, câmara de bolhas
* GRANDEZAS ELECTRICAS: ohmímetro, galvanômetro, amperímetro, electrômetro, voltímetro, wattímetro
* MAGNETICOS: compasso magnético, compasso de fluxo de porta, magnetômetro, dispositivo de efeito Hall
* PRESSAO: barômetro, barógrafo, pressure gauge, indicados da velocidade do ar,variômetro
* FLUXO GAZES LIQUIDOS: sensor de fluxo, anemômetro, medidor de fluxo, gasômetro, aquômetro, sensor de fluxo de massa
* QUIMICOS: eletrodo ion-selectivo, eletrodo de vidro para medição de pH, eletrôdo redox, sonda lambda
* MOVIMENTO: arma radar, velocímetro, tacômetro, hodômetro, coordenador de giro
* ORIENTAÇAO: giroscópio, horizonte artificial, giroscópio de anel de laser* MECANICOS: sensor de posição, selsyn, chave, strain gauge
* PROXIMIDADE: Um tipo de sensor de distância, porém menos sofisticado, apenas detecta uma proximidade específica. Uma combinação de uma fotocélula e um LED ou laser. Suas aplicações são nos telefones celulares, detecção de papel nas fotocopiadoras entre outras.

* DISTANCIA: Uma série de tecnologias podem ser aplicadas paracaptar as distâncias:
* varredura por laser - Um raio de laser é enviado ao alvo por um espelho. Um sensor de luz responde quando o raio é refletido de um objeto ao sensor; então a distância é calculada por triangulação.
* acústicos: usam o retorno do eco de Ultra-som que se propagam na velocidade do som. Usada nas câmeras polaroid do meio do século 20 e também aplicado narobótica. Sistemas mais antigos como Fathometros (e localizadores de peixes) e outros sistemas Sonar (Sound Navigation And Ranging) em aplicações navais utilizavam em sua maiorias frequências de sons audíveis.
* foco. Lentes de grande abertura são focalizadas por um sistema motorizado. A distância de um elemento "em foco" pode ser determinada pela posição das lentes.
* binocular.Duas imagens são obtidas em uma base conhecida e colocadas em coincidência por um sistema de espelhos e prismas. O ajuste é utilizado para determinar a distância. Usado em algumas câmeras (chamadas câmera detectores de distância) e em escala maior em detectores de distância em navios de guerra

* tempo-de-voo eletromagnético. Gera um impulso eletromagnético, o envia, depois mede o tempoque o pulso leva para retornar. Comumente conhecido como - RADAR (Radio Detection And Ranging) são agora acompanhados pelo análogo LIDAR (Light Detection And Ranging. Veja o item a seguir), todos sendo ondas eletromagnéticas. Os sensores acústicos são um caso especial em que um transdutor é usado para gerar uma onda a partir da compressão de um fluido médio (ar ou água).
* tempo-de-voopor luz. Usado em equipamentos de pesquisa mordernos, um curto pulso de luz é emitido e retornado por um retroreflector. O tempo de retorno do pulso é proporcional à distância e é relacionado à densidade atmosférica em um modo previsível.
* Roda ou faixas por código Gray- uma certa quantia de fotodetectores pode sentir uma imagem, criando um número binário. O código Gray é uma imagemmodificada que garante que apenas um bit de informação mude a cada passo medido, desse modo evitando ambiguidades.
* Sistemas inicializados. Estes requerem um começo de uma distância conhecida e acumulam mudanças na medida.
* laser coerente - a interferência entre uma onda de luz transmitida e refletida é contada e a distância é calculada. Possui uma alta precisão.
*...
tracking img