Sensores de nível

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE CONTROLE DE NÍVEL











































Sistema de Controle de Nível


Nosso projeto trata da forma de como controlar o nível de reservatórios de todos os tamanhos e aplicações, ou seja, pode funcionar como controle de líquidos, sólidos e outros materiais que possuam certa quantidade de massa.
Este trabalho foidesenvolvido pensando em uma maneira de controlar todo o sistema sem que as partes deste controle tenham contato com o material monitorado. Isso se torna possível porque os sensores empregados no sistema atuam por capacitância, ou seja, percebem pequenas alterações em seu campo elétrico que na ocasião esta direcionado a região por onde a carga ou material passará.
Os sinais enviados pelossensores serão computados e trabalhados de maneira que o nível seja visualizado mesmo quando os reservatórios forem inteiramente fechados. Estas indicações são feitas pelo modulo de controle de nível, modulo este que também fica encarregado de ligar e desligar a bomba que enche o reservatório em monitoramento. Este módulo possui a característica de programar qual dos níveis existentes será utilizado,esta programação é feita através de pequenas chaves situadas dentro do mesmo.
Estando o reservatório cheio, é habilitado então um segundo módulo, chamado de modulo de controle da válvula. Este é encarregado de ligar e desligar a bomba ou válvula de retirada do material do reservatório monitorado, esse processo se faz de maneira temporizada, sendo que o ajuste de tempo fica ao alcance do operadorou programador do sistema.
Um terceiro modulo também é encontrado em nosso sistema, este é chamado de Contador de ciclos. Sua função dentro do sistema é de contar de maneira continua o numero de ciclos de abastecimento do reservatório em monitoramento, ou seja, quantas vezes o reservatório esteve cheio ou vazio. Denomina-se um ciclo completo quando o reservatório recebe o material e em seguidaeste material é todo retirado, em função de seu uso. Este contador recebe sinais que são enviados do modulo de controle de nível ao modulo de controle da válvula. Outra vantagem do nosso contador de ciclos é que ele possui uma programação de ciclos opcional. Esta programação é feita pelo operador ou programador do sistema, ela serve para casos onde o numero de ciclos devem ser controlados, nãopodendo assim passar do valor selecionado pelo operador ou programador. Este programa assim como no controle do nível, é feito através de pequenas chaves de programação encontradas no modulo de contagem de ciclos. Uma vez atingido o valor programado é enviado um sinal de bloqueio do sistema ao quarto modulo existente em nosso projeto, este modulo é chamado de Modulo de controle do Alarme.
O modulode controle do alarme possui a simples, porém importante função de paralisar o sistema por um tempo indeterminado, ou seja, tempo este que será decidido pelo operador ou programador do sistema. Ao ser acionado o alarme outra função que aparece é a indicação luminosa, acendendo assim uma lâmpada no painel principal. Depois de acionado o alarme, o sistema poderá ser programado novamente de maneiraigual a anterior ou diferente, de acordo com a necessidade do momento. Refeita a programação basta que o operador aperte o botão “reiniciar” situado no painel principal, para que todo o sistema volte a operar normalmente.
Por ultimo citamos o modulo responsável por abastecer ou alimentar todos os componentes e circuitos existentes no sistema, este é chamado de fonte de alimentação. A fonte dealimentação desenvolvida em nosso projeto tem capacidade de fornecer ao sistema exatos 12 Volts de saída, com uma corrente de 03 Amperés. Esta tensão de saída mencionada é retificada, filtrada e estabilizada, ou seja, ela é invariável (Fixa). Uma característica a qual devemos mencionar com relação ao projeto da fonte, é que a mesma possui proteção contra possíveis curtos-circuitos.
Podemos dizer...
tracking img