Sensores de nível

SISTEMA DE CONTROLE DE NÍVEL











































Sistema de Controle de Nível


Nosso projeto trata da forma de comocontrolar o nível de reservatórios de todos os tamanhos e aplicações, ou seja, pode funcionar como controle de líquidos, sólidos e outros materiais que possuam certa quantidade de massa.
Este trabalho foidesenvolvido pensando em uma maneira de controlar todo o sistema sem que as partes deste controle tenham contato com o material monitorado. Isso se torna possível porque os sensores empregados nosistema atuam por capacitância, ou seja, percebem pequenas alterações em seu campo elétrico que na ocasião esta direcionado a região por onde a carga ou material passará.
Os sinais enviados pelossensores serão computados e trabalhados de maneira que o nível seja visualizado mesmo quando os reservatórios forem inteiramente fechados. Estas indicações são feitas pelo modulo de controle de nível,modulo este que também fica encarregado de ligar e desligar a bomba que enche o reservatório em monitoramento. Este módulo possui a característica de programar qual dos níveis existentes será utilizado,esta programação é feita através de pequenas chaves situadas dentro do mesmo.
Estando o reservatório cheio, é habilitado então um segundo módulo, chamado de modulo de controle da válvula. Este éencarregado de ligar e desligar a bomba ou válvula de retirada do material do reservatório monitorado, esse processo se faz de maneira temporizada, sendo que o ajuste de tempo fica ao alcance do operadorou programador do sistema.
Um terceiro modulo também é encontrado em nosso sistema, este é chamado de Contador de ciclos. Sua função dentro do sistema é de contar de maneira continua o numero deciclos de abastecimento do reservatório em monitoramento, ou seja, quantas vezes o reservatório esteve cheio ou vazio. Denomina-se um ciclo completo quando o reservatório recebe o material e em seguida...
tracking img