Sensores de atms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



As ATMs (do inglês “Automatic Teller Machine”, também conhecidas como “Caixa Automático” ou “Caixa Eletrônico”, são basicamente máquinas criadas por fabricantes específicos à serviço dos Bancos com a intenção de facilitar transações bancárias, nas quais o cliente é o responsável por toda a operação, reduzindo-se assim custos tanto para as instituições financeiras,quando para os clientes que pagam taxam mais baratas se comparadas às transações realizadas na boca do caixa.
Nestes equipamentos pode-se fazer desde simples operações, como saques, retirada de extratos e depósitos, até transações mais complexas, como aplicações e fundos de investimentos, por exemplo.
No Brasil a rede de ATMs cresce a cada dia e em cada canto é possível localizar umequipamento; seja nos Shopping Centers, farmácias, lojas de conveniência, supermercados, padarias, prédios públicos, hospitais; ou qualquer outro lugar, elas estão por toda parte. Mas e onde fica a segurança de todo esse equipamento?
Uma ATM é programada para fazer a identificação do cliente, confere, por exemplo, se há saldo suficiente para sacar o valor suposto, transmite asinformações do valor solicitado e autoriza a liberação do mesmo. E o mais importante: como um bom funcionário, ele possui vários mecanismos para garantir que o cliente receba o dinheiro exato, nem um centavo a mais, nem a menos. Além disto, também é preciso que este dinheiro esteja em local seguro. Ou seja, como existem equipamentos espalhado por todos os cantos, a tendência é de que os ladrões tentem roubaro dinheiro ali guardado ou fazer uso do caixa eletrônico para clonar cartões, roubar senhas ou envelopes de depósito cada vez mais.
Sendo assim, o sensoriamento de uma ATM é de fundamental importância para que a mesma seja colocada em um local público; dificultando ao máximo as tentativas de furtos e fraudes. E esse é o principal trabalho da enorme quantidade de sensores que existedentro de cada equipamento destes, variando de fabricante para fabricante e de Banco para Banco, mas mantendo-se sempre a mesma estrutura.
Tem se assim, neste trabalho, uma breve descrição dos principais tipos de sensores que controlam a segurança de uma ATM, bem como as melhorias que são implementadas a cada nova tecnologia que surge neste mercado, sempre competitivo e inovador.A ATM



Basicamente um caixa eletrônico é divido em partes, sendo a parte superior onde se localiza o vídeo para o cliente, uma fonte de alimentação, e alguns periféricos, tais como o leitora de cartões, scanner, câmera, auto-falante, teclado e sensores de diversos tipos e com diversas finalidades.Já a parte inferior é um cofre de aço, protegido com chave tubular e senha de segurança, onde também há três subdivisões: a primeira é onde fica o módulo de pagamento, que consiste em um módulo dispensador de cédulas (ou uma impressora e um módulo dispensador de cheques, no caso de máquinas que servem apenas para impressão destes formulários). A segunda é onde fica o módulo depositário; e aterceira onde é localizado o computador do equipamento. Também em todas estas partes existem vários sensores que funcionam em conjunto para diversas finalidades que serão descritas.







PCI MÓDULO SENSORES



O computador instalado em uma ATM difere dos computadores pessoais por terem algumas placas de conexão, normalmente PCI, não utilizadas no mercado comum. Elas sãoas Placas Multiseriais e as Placas de Extensão Módulo Sensores (esta segunda, na maioria dos equipamentos, ligadas externamente ao gabinete).
A PCI Módulo Sensores é a responsável pelo gerenciamento dos sensores existentes no equipamento e também pelo acionamento do buzzer e das saídas relés. É montado dentro do cofre por ser um item de segurança da máquina. Possui duas interfaces de...
tracking img