Sensoramento remoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sensoriamento Remoto

O que é Sensoriamento Remoto?
Definição: "Utilização de sensores para aquisição de informações sobre objetos ou fenômenos sem que haja contato direto entre eles". Sensores: são equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma adequada à extração de informações. Energia: na grandemaioria das vezes é a energia eletromagnética ou radiação eletromagnética. Conceito mais específico: "Conjunto das atividades relacionadas à aquisição e a análise de dados de sensores remotos". Sensores remotos: sistemas fotográficos ou óptico-eletrônicos capazes de detectar e registrar, sob a forma de imagens ou não, o fluxo de energia radiante refletido ou emitido por objetos distantes.

Históriado Sensoriamento Remoto
Sensoriamento Remoto: Uma nova Tecnologia.

Desde o começo da civilização, a humanidade tem sempre tentado ver o invisível, procurando sobre a superfície da Terra e dos oceanos, e além no espaço sideral. Nem todos os métodos antigos, nem alguns dos posteriores foram bem sucedidos por esta razão: simplesmente faltava a tecnologia ...
Alguns métodos antigos estão ainda emuso hoje em dia.

GALILEO: 1609
Através do seu telescópio, Galileo Galilei viu manchas no Sol, imperfeições na Lua, e que a Via Láctea era composta por uma miríade de estrelas. A sua descoberta mais surpreendente ( e controversa) foi a de satélites orbitando Júpiter, contestando o conceito de um universo centrado na Terra, com todos os objetos girando em torno dela. Galileo fez medidas eobservações cuidadosas, e registrou-as em descrições detalhadas e desenhos: o único método de registro disponível por aproximadamente mais 200 anos.

O primeiro fotógrafo aéreo
Gaspard Felix Tournachon, também conhecido como NADAR, foi um famoso balonista e fotógrafo francês que carregava suas câmeras volumosas pelos ares. O seu objetivo era fazer levantamentos terrestres a partir de fotografiasaéreas. Embora Nadar tenha estabelecido as condições para o Sensoriamento Remoto como nós o conhecemos, ele não conseguiu sucesso em levantamentos aéreos. Entretanto, as suas observações chamaram a atenção dos militares. aéreas Nadar costumava usar este cartão postal humorístico para promover seus serviços.

A Brigada de Balões do Exército Americano: 1862
Em abril de 1861, o Prof. Thaddeus Lowesubiu num balão para fazer uma observação do tempo. Desafortunadamente, fortes ventos carregaram-no para a Carolina do Sul, onde ele foi preso como um espião da União e depois libertado. Após ver uma demonstração, o Presidente Lincoln concordou e autorizou a constituição desta Brigada, com Lowe no comando.

Apesar da sua utilidade para o Norte durante a guerra civil americana, a unidade foidesativada em 1863 porque os balões tinham a não surpreendente tendência de atrair o fogo inimigo.

A Brigada de Pombos da Bavária: 1903
Uma tentativa inovadora para evitar perigosos balões foi fixar câmaras leves em pombos-correio. Estas câmaras obtinham fotografias a cada trinta segundos enquanto o pombo batia asas ao longo de um trajetória reta em direção ao seu ninho. Liberar os pombos atrásdas linhas inimigas não era uma tarefa fácil. Adicionalmente, os pombos eram um prato apetitoso para as tropas famintas que costumavam derrubálos a tiros.

A Brigada de Pombos da Bavária: 1903
Esta primitiva ferramenta de Sensoriamento Remoto tranformou-se em mais uma curiosidade na Exibição Fotográfica de Dresden em 1909, onde cartões postais obtidos por pombos foram muito populares. Pomboseram mais rápidos que balões, mas o seu trajeto de vôo era imprevisível. Notar a ponta das asas na borda da fotografia

Fotografias de um Aeroplano: 1909
Wilbur Wright foi o piloto de dois notáveis eventos na história do Sensoriamento Remoto. As primeiras fotografias de um avião foram tiradas pelo passageiro de Wilbur, L. P. Bonvillain, num vôo de demonstração na França em 1908. No ano...
tracking img