Sensor de luminosidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – UNIFEI / CAMPUS ITABIRA

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA

[pic]



ELETRÔNICA BÁSICA

E INSTRUMENTAÇÃO





TÍTULO: SENSOR DE LUZ





PROFESSOR:Roger J. Campos



ALUNOS : LUCAS DE SOUZA FONSECA 19666

PAULO LUIZ DE OLIVEIRA 19657

VICTOR FABRÍCIO 19676









Itabira, 29 denovembro de 2011

1. INTRODUÇÃO

Um sensor é geralmente definido como um dispositivo que recebe e responde a um estímulo ou um sinal. Normalmente, os sensores são aqueles que respondemcom um sinal elétrico um estímulo ou um sinal. Um transdutor por sua vez é um dispositivo que converte um tipo de energia em outra não necessariamente em um sinal elétrico.
Muitas vezes umsensor é composto de um transdutor e uma parte que converte a energia resultante em um sinal elétrico. Um instrumento de medida pode ser um sensor/transdutor com indicação direta (como um termômetro demercúrio ou um medidor elétrico) ou um sensor/transdutor em conjunto com um indicador de modo que o valor detectado se torne legível pelo homem (como um conversor de analógico para digital, umcomputador, um display).
Os sensores são largamente usados na “medicina”, na “indústria” e na “robótica”, além de outras aplicações.
Como o sinal é uma forma de energia, os sensores/transdutores podem ser classificados de acordo com o tipo de energia que detectam. Uns dos sensores mais comuns é o sensor de luz.
O interesse nos sensores sensíveis à luz tem aumentado bastante por serum equipamento eletrônico capaz de medir a intensidade de luz, e regular o funcionamento de outros dispositivos de acordo com a variação de luz no ambiente.
O sensor é feito com o uso de um LDRum resistor especial em que a sua resistência varia de inversamente proporcional à intensidade de luz que incide sobre o mesmo a figura de um LDR é mostrada na figura1. A intensidade luminosa...
tracking img