Sensor de fibra óptica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sensor de fibra óptica que analisa qualidade do combustível chega à indústria
Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/12/2007

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acaba de licenciarum novo sensor capaz de detectar fraudes em combustíveis ainda durante o abastecimento do veículo no posto de combustível.
Sensor no escapamento
Nos veículos bicombustíveis já existe um sensor quemonitora o combustível, só que ele fica instalado no escapamento, o que possibilita a avaliação da mistura somente após a queima. "O ideal é ter o sensor no momento de entrada do combustível e nãoapenas na sua queima", afirma o professor Carlos Kenichi Suzuki, coordenador da pesquisa que deu origem ao novo sensor.
Sensor de fibras ópticas
Baseado em fibras ópticas especiais, diferentesdaquelas utilizadas para a transmissão de dados digitais em telecomunicações, o sensor consegue medir em tempo real os valores de concentrações na mistura de álcool e gasolina, a eventual adição de água noálcool combustível ou a presença de produtos estranhos na gasolina.
Qualidade dos combustíveis
Além de detectar fraudes contra o consumidor, o novo sensor também será importante para a cadeiaprodutiva. Calibrado para identificar os componentes em frações de segundo, o sensor óptico permite conferir a qualidade do combustível enquanto ele corre pelo duto na indústria, nos depósitos dasagências de distribuição e na chegada ao posto de gasolina. Os testes atuais levam até um hora para serem feitos.
Fibras ópticas especiais
É a primeira vez que a fibra óptica é utilizada para estafinalidade. O diferencial da tecnologia está em que a fibra óptica viabiliza o processo de análise de combustíveis líquidos mais pesados como diesel, biodiesel, entre outros.
Além disso, as fibrasespeciais utilizadas no novo sensor possibilitam uma análise mais eficiente dos combustíveis possíveis de serem analisados pela fibra convencional. "Não é preciso coletar uma amostra para analisá-la em...
tracking img