Senso critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O incremento da tecnologia do concreto protendido é certamente um dos mais importantes avanços na engenharia estrutural. Nos últimos anos a utilização de concreto protendido para confecção de lajes tem se popularizado no Brasil.
O que é Protensão?
Segundo Walter Pfeil, “A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, demodo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob ação de diversas solicitações”.
E de acordo com o Dicionário Aurélio, “protensão é o processo pelo qual se aplicam tensões prévias ao concreto”.
Partindo desses conceitos podemos afirmar que a protensão nada mais é do que fornecer ao elemento estrutural tensões inicias contrárias as demandas que surgirão durante sua utilização, o quepermite ao elemento suportar de maneira mais natural as cargas às quais será submetido.
Para facilitar o entendimento do princípio da protensão alguns autores fornecem exemplos simples da utilização da protensão em elementos do dia-a-dia, tais como os raios tracionados da roda de uma bicicleta, rodas de maneira envoltas por um aro de aço utilizadas em carroças e o transporte de livros por uma pessoa naforma de uma fila horizontal (figuras 1, 2 e 3).

Figura 1 Figura 2 Figura 3

Utilização e aplicação da protensão ao concreto
Os estudos para utilização da protensão aplicada ao concreto foram iniciados na Europa no séc. XIX. Nessa época já era comum reforçar elementos de concreto através da utilização de armadurasde aço, no entanto tal técnica era empregada ainda de maneira empírica. No início do séc. XX passou-se a utilizar fios de aço com alta resistência para melhorar o comportamento de peças de concreto às solicitações.
Concreto protendido é aquele permanentemente submetido a um sistema de forças, especialmente aplicadas, chamadas forças de protensão. Em condições de utilização, tais forças agemsimultaneamente com as demais ações às quais o concreto é exposto, dificultando o processo de fissuração. O emprego da protensão no concreto tem grande importância por tais razões:
* O concreto tem boa resistência à compressão o que facilita o processo e permite resistências da ordem de 200Kgf/cm2 (20MPa) a 500Kgf/cm2 (50MPa) para utilização em obras.
* O concreto é um elemento de grandeimportância para a construção civil. Os materiais necessários à fabricação do concreto (cimento, areia, pedra e água) estão disponíveis em todas as regiões habitadas da Terra com um custo relativamente baixo.
* O concreto possui pequena resistência à tração, uma relação de 10% da resistência à compressão e a resistência à tração do concreto é pouco confiável. Se o concreto não é bem dimensionado,durante o processo de retração é comum o aparecimento de fissuras, que acabam por eliminar a resistência à tração do concreto, mesmo antes de exposto a qualquer solicitação.
O fato de o concreto ser um material com propriedades tão distintas no que diz respeito a sua resistência a tração e a compressão levou a conclusão de que, para melhorar sua resistência, no que diz respeito às solicitaçõesnos pontos de tração, seria necessário aplicar uma prévia compressão ou protensão ao corpo.

Na prática a protensão do concreto é realizada, por meio da utilização de cabos de aço de alta resistência, fixados e tracionados ao próprio concreto. A técnica da protensão torna o material mais eficiente, pois desloca a faixa de trabalho do concreto por meio de compressões, com o uso de partestracionadas aplicando tensões contrarias às geradas pelas solicitações do carregamento. Assim, usando a manipulação das tensões internas, pode-se obter a contribuição da área total do elemento mantendo assim a inércia do mesmo.
A protensão faz com que o concreto quando exposto a solicitação de cargas reaja se flexionando o que altera as tensões de compressão aplicadas previamente. No momento em que a...
tracking img