Senso comunX Senso Critico

1336 palavras 6 páginas
Senso Comum x Senso crítico
AS DUAS FORMAS DE ENCARAR O MUNDO: SENSO COMUM E SENSO CRÍTICO
Agora que já sabemos que em tudo que cerca nossas vidas existe uma APARÊNCIA e uma ESSÊNCIA, uma pergunta se torna necessária: Como saber qual a essência das coisas? Qual é a realidade? Para responder a estas questões temos que começar a mudar a nossa forma de encarar tudo o que nos cerca, temos que sair do SENSO COMUM e passarmos a pensar através do SENSO CRÍTICO também conhecido por PENSAMENTO CIENTÍFICO.
Mas o que é o senso comum?
Senso Comum é todo e qualquer conhecimento que possuímos e que nunca refletimos sobre eles, são subjetivos, isto é, expressam sentimentos e opiniões; são simplificadores, reduzimos um tema complexo em algo simples; não precisam de comprovação, as coisas são porque são; são generalizadores, reúnem vários conceitos em uma só idéia; é auto suficiente,não necessita de comprovação ou experimentação. O conhecimento do senso comum é adquirido espontaneamente, sem muita preocupação com o método, a crítica ou com sistematização.
Já o Senso Crítico ou Científico, é uma atitude de dúvida, antes de mais nada, a ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isso ali onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências precisam ser explicadas, e em certos casos afastadas.
Sob quase todos os aspectos, podemos dizer que o senso crítico opõe-se ponto por ponto às características do senso comum.Para desenvolver o pensamento científico é preciso saber solucionar problemas. Enxergar além dele, ter em vista um objetivo bem definido a ser alcançado. Também é preciso ter imaginação para levantar hipóteses porque quem mantém os dois pés sempre no chão não sai do lugar.
Então o primeiro passo que devemos dar em direção ao senso crítico é DUVIDAR da realidade, mas não basta duvidar, temos que BUSCAR A RESPOSTA.

O

Relacionados