senso comumXconhecimento cientifico

387 palavras 2 páginas
SENSO COMUM VERSUS CONHECIMENTO ACADÊMICO

Senso comum são os conhecimentos que adquirimos no nosso dia a dia, de acordo com observações e experiências que podem ser “trocadas” com outros indivíduos.
Os conhecimentos comuns são os primeiros com os quais temos contato, através de nossas famílias, e, até mesmo da comunidade da qual fazemos parte. Por isso, o conhecimento comum é apreendido de maneira não criteriosa, individualista, o que não o torna objetivo, é herdado (passado de geração a geração), podendo ter conclusões erradas, pois é relativo a interpretação de cada um.
O filosofo alemão Hans-Georg Gadamer (1998), diz que o senso comum se alimenta não do verdadeiro, mas do provável. Mas mesmo assim não deve ser desconsiderado. Gadamer acrescenta:
“sensus communis significa aqui, certamente, não somente aquela capacidade universal que existe em todos os homens, mas, ao mesmo tempo, o senso que institui comunidade. O que dá à vontade humana sua diretriz (...) não é a universalidade abstrata da razão, mas a universalidade concreta, que representa a comunidade de um grupo, de um povo, de uma nação, do conjunto da espécie humana. O desenvolvimento deste senso comum é, por isso, de decisiva importância para a vida” (GADAMER, 1998, p.63).

O conhecimento acadêmico é a assimilação, compreensão de um fato ou verdade, tendo domínio desse assunto, é o conhecimento adquirido durante os estudos, em uma faculdade, por exemplo, tornando-se conhecimento cientifico, pois são conhecimentos comprovados, que são transmitidos.
O conhecimento acadêmico (conhecimento cientifico) se baseia em fatos, comparações e analises, em conclusões não absolutas, pois estas podem ser revistas, complementadas ou até mesmo alteradas caso haja uma verdade fato que leve a isto.
Portanto o conhecimento cientifico (acadêmico) se diferencia do comum porque se baseia em teorias que sejam coerentes com a realidade. Então o senso comum e o conhecimento cientifico não se diferem pela

Relacionados