Senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FAL - Zona Norte CURSO: Pedagogia DISCIPLINA: Filosofia da Educação PROFESSOR(A) – Msc. Rejane Souza de Almeida

ROTEIRO DE AULA Nº 01

1 - A FILOSOFIA 1.1 - Introdução á Filosofia: origem, conceito e objeto de estudo.

Compreendida como uma criação grega, a Filosofia se constitui numa área de conhecimento que busca conhecer a verdade das coisas e do mundo. Derivada das palavras gregas:Philo e Sophia, a Filosofia se apresenta como um desejo de conhecer a verdade. Dada essa compreensão Marilena Chauí na obra Convite á Filosofia diz:
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. (CHAUÍ, 2001, p. 19).

Revelando um estado de espírito, o filósofo é um questionador das opiniõesestabelecidas, porque é um apaixonado pela busca da verdade. Nas palavras de Marilena Chauí: “(...) a Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.” (CHAUÍ, 2001, p. 19). Atribuindo-se a Pitágoras (570 – 497 a.C.) a criação do termo filósofo como um buscador do conhecimento e um apaixonado pela sabedoria, GilbertoCotrim comenta:
Certa vez, perguntado pelo príncipe Leonte sobre qual era a natureza da sua sabedoria, Pitágoras disse: sou apenas um filósofo. Com essa resposta, desejava esclarecer que não detinha a posse da sabedoria. (COTRIM, 2006, p. 50).

Acreditando que as opiniões do senso comum são precárias, os primeiros filósofos buscavam uma explicação para a existência do mundo e uma justificativapara a ordenação e qual o elemento que teria formado o mundo. Distanciando-se das compreensões produzidas pela mitologia, a Filosofia se apresenta como uma forma de produzir conhecimento a partir de princípios racionais. Com o passar do tempo á palavra a Filosofia passou a ter um significado que ultrapassou a noção de amor ao conhecimento. Desta feita, a Filosofia se desenvolve como sendo um tipodiferenciado de conhecimento, porque estabelece a razão como um instrumento capaz de produzir todo conhecimento. Segundo Marilena Chauí:
A Filosofia torna-se, então, o pensamento interrogando-se a si mesmo. Por ser uma volta que o pensamento realiza sobre si mesmo, a Filosofia se realiza como reflexão. (CHAUÍ, 2001, p. 14).

Enquanto disciplina que se ocupa com a produção de verdades produzidaspela razão, a Filosofia se questiona todo conhecimento que achamos correto, com o objetivo de construir a verdade universal e absoluta. Na busca dessa verdade que será válida em qualquer lugar do mundo, a Filosofia irá questionar todos os tipos de crenças e valores. Em função dessa natureza questionadora Chauí declara:
A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que está diante de nóspara ser contemplada e vista, se tivermos olhos (do espírito) para vê-la. (CHAUÍ, 2001, p. 19).

Caracterizada como um modo de pensar crítico, a Filosofia é uma área de conhecimento que está sempre se refazendo. Por se tratar de uma reflexão constante, a Filosofia é sempre crítica, questionadora e às vezes subversiva. Por isso, todo o seu esforço enquanto produtora de verdades racionaisconsiste no incentivo às pessoas pensarem por si. Em função desse caráter questionador as autoras Aranha e Martins, na obra Temas de Filosofia irão colocar que: “A filosofia incomoda porque questiona o modo de ser das pessoas, das culturas, do mundo.” (ARANHA; MARTINS, 1998, p.78).

Refletindo sobre o que foi pensado, a Filosofia nos ajuda a rever conceitos, valores, crenças e hábitos. E para que umindivíduo produza a verdade ele só precisa refletir sobre os seus pensamentos. Mediante esse caráter investigativo, a Filosofia irá produzir um tipo de pensamento que é produto de enunciados lógicos, encadeados e

sistematizados. Operando com ideias que são justificadas por demonstrações e provas, a Filosofia se constitui num trabalho de cunho intelectual com finalidade de fundamentar as ações...
tracking img