Senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia na Grécia
A história do pensamento humano tem um momento áureo na antiguidade, entre os gregos , no período 700 ªC .
Os gregos foram um povo evoluído, nessa época uma produçãominimamente planejada e bem sucedida permitiu a construção das grandes cidades (polis).
As riquezas geraram crescimento e este crescimento exigia soluções práticas para a arquitetura , agricultura eorganização social. Isso explica os avanços na física, na geometria e na economia política , inclusive com a criação do conceito de democracia(Doutrina ou regime político baseado nos princípios dasoberania popular e da distribuição eqüitativa do poder) (Aurélio B.p291).
Os avanços permitiram que o homem se ocupasse das artes e da filosofia.
A filosofia começou a especular em torno do homem e desua interioridade.
O termo psicologia tem origem grega ,pysiché, significa-alma e logos, significa –razão= estudo da alma
Pré-socráticos-Alma ou espírito- era concebida como parte imaterial do serhumano que abarcaria todos os sentimentos, pensamento, desejo e percepção.
Os filósofos pré-socráticos procuravam definir a relação do homem com o mundo através da percepção .Discutiam se o homemexiste, porque o homem o vê ou se o homem vê um mundo que já existe.
Sócrates- Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. (razão)- Sua teoria abre um caminho que seriaexplorado pela psicologia (teorias da consciência).
Platão- Procurou definir um “lugar”para a razão, no nosso próprio corpo. Definiu esse lugar como sendo a cabeça, a medula seria o elemento deligação da alma e o corpo. Alma separada do corpo)
Aristóteles- Postulou que a alma e o corpo não podem ser dissociados. Pisyché seria o principio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce, se reproduz e sealimenta possuem alma
Vegetais-alimentação e reprodução
Animais- alma sensitiva, percepção e movimento
Homem- alma racional (função pensante)
200 anos antes do advento da psicologia científica...
tracking img