Senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Senso comum:
Senso comum é a utilização de um método criado a partir de uma experiência natural.
O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é osaber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.
No senso comum nãoé necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito queproduz nas pessoas. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias idéias e não busca conhecimento científico para sercomprovado.
O senso comum difere-se em alguns aspectos com a ciência, pois a ciência busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e comprovações, enquanto o senso comum é utilizado antes mesmo quese saiba se o método empregado traz o que se espera. A ciência é objetiva, busca critérios, avalia, busca leis de funcionamento, reúne a individualidade existente em cada lei para formar uma sóestrutura e isso sem procurar semelhança entre elas, se renova, se modifica e busca sempre se firmar no conhecimento.
De maneira espontânea e sem querer as pessoas utilizam o senso comum a quase todo omomento.
Alguns exemplos de senso comum:
Chupar manga e tomar leite faz mal;
Esse mito surgiu na época da escravidão, os escravos, famintos, aproveitavam a escuridão da noite para roubar mangas dopé. Em uma tentativa de acabarem com esse hábito, os senhores de engenho inventaram que tomar leite (que eles davam aos escravos) e comer manga (roubadas do pé) fazia mal, causava indigestão.
Tomarbanho após comer;
Não faz mal, o que pode ser perigoso é, até duas horas após a refeição, sair nadando feito um louco. A atividade física intensa faz o sangue, que deveria se concentrar na digestão,...
tracking img