Senso comum x conhecimento cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01)Na breve história apresentada, há duas situações realizadas a partir de um conhecimento cotidiano, transmitido oralmente e pessoalmente, que chamamos de senso comum. As situações apresentadas podem mesmo demonstrar funcionalidade, pois seguem princípios naturais, ainda que engessem as ações individuais em procedimentos fixos que podem ser substituídos por outros, mais precisos ou menosdanosos. Tais substituições podem ser realizadas ou pela via filosófica, que consiste num processo de racionalização embasado em condições de causalidade, ou a partir da via científica, que representa a aplicação de um método para a compreensão precisa de um objeto observado. Diante disso, encontre duas situações nas quais você empregou por algum tempo o conhecimento de senso comum, descobrindo maistarde que tais atitudes seguiam princípios de fundo filosófico ou científico.

R: Chá de camomila: Sempre ouvi dizer da minha vó e das pessoas mais velhas que esse chá era bom para várias coisas, entre elas: dor de estômago, dor de cabeça e mais tarde descobri que já tinha várias pesquisas revelando que esse chá era bom para isso mesmo, fui até um médico um dia e comentei com ele sobre esse chá eele relatou as mesmas coisas que já sabia.
Escaldar os pés para relaxamento e infecção nas unhas: Antigamente isso era feito numa forma informal com conhecimentos adquiridos a partir de experimentos que eles tinham, agora já existem muitos estudos e pesquisar junto com cientistas, médicos e muito utilizados por podólogos na forma de melhorar uma infecção no pé e relaxar. A alguns meses atrás fiqueicom uma infecção no pé e tomava vários remédios e nada curava e um dia minha vó falou em colocar camomila e água fervendo e deixar o pé de molho e aos poucos foi retirando o pus, depois de um tempo procurei uma podóloga e ela receitou os mesmo procedimentos, porém, acrescentou sal/vinagre e álcool.















02)Na segunda situação apresentada na narrativa, podemos observar aavó agindo em virtude de um conhecimento de senso comum, que traz, segundo sua experiência, resultados certos. Por outro lado, poderíamos encontrar explicações meteorológicas para o advento da tempestade após a soma de ventos e a carga de nuvens no céu. Diante disso, esclareça qual é a diferença existente entre as explicações dadas pelo senso comum e pelo conhecimento filosófico, definindo-as apartir de tais distinções.


R: Senso comum: São conhecimentos que adquirimos com as pessoas mais velhas, um conhecimento ingênuo e sem criticas fragmentadas e que são produzidos no nosso cotidiano, através dos experimentos e relatos, porém, nem sempre estão certo, dão dados imprecisos, porque são conhecimentos dispersos e difusos e não sistematizado.
Conhecimento filosófico: São conhecimentoscom contribuições de vários cientista e filósofos que fizeram descobertas, inventaram técnicas e desenvolveram ideias através de inúmeras pesquisas e se baseavam por meio da razão e se questionavam como as verdades são consideradas absolutas.

03)Na primeira situação apresentada, podemos imaginar que a aplicação de práticas do senso comum venha a funcionar, contudo, em alguns casos, pode gerarsérios prejuízos à saúde. Diante disso:

a. Pesquise uma notícia ou reportagem que exemplifique possíveis danos causados à saúde por atitudes baseadas no senso comum. Em seguida, busque uma explicação científica que demonstre por que tais atitudes causam tais danos.

R:Reportagem sobre o médium João de Deus

Site: www.fantastico.com.br

Link Pesquisado:http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1679438-15605,00-MEDIUM+QUE+ATRAIU+ATENCAO+DE+OPRAH+WINFREY+DIZ+CURAR+PACIENTES+EM+GOIAS.html

Acessado: Edição do dia 01/04/2012 - Atualizado em 01/04/2012 21h23
A reportagem fala sobre um médium chamado João Teixeira de Faria mais conhecido por João de Deus que realizava cirurgias espirituais. Ele incorporava espíritos e fazia operações que as pessoas acreditavam que isso...
tracking img