Sensibilizando - se com a poesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO
4º ANO

PERFIL DA TURMA

Os alunos que compõem essa turma são ativos, gostam de estar sempre participando de todas as atividades propostas, são animados e bastante criativos.TEMA
SENSIBILIZANDO-SE COM A POESIA

JUSTIFICATIVA

As poesias infantis de autores brasileiros devem ser de suma importância no começo de nossas vidas, poder trabalha-las desde cedo fazcom que nossa cultura seja novamente valorizada. Se direcionarmos os nossos olhos para o Brasil encontraremos escritores brilhantes, os quais caíram no esquecimento pelos professores, econsequentemente acabaram passando despercebidos na infância.

As poesias nos levam a um mundo mágico, onde a realidade e a fantasia se misturam e fazem um ponto de encontro e de compreensão, além de seruma prática prazerosa tanto para as crianças, quanto para o trabalho dos professores que percebem um maior envolvimento por parte dos alunos.

A utilização de poesias enriquece o vocabuláriodas crianças e a capacidade de interpretação, pois o hábito de leitura de poesias aumenta a complexidade das interpretações, tornando assim os alunos diferenciados dos demais.

Escolhemostrabalhar uma autora bastante reconhecida na literatura brasileira, foi a fundadora da primeira biblioteca infantil no Brasil em 1934, enriquecendo assim a cultura nacional, Cecilia Meireles traz parapoesia infantil a musicalidade como característica marcante, explorando versos e rimas.

Esse projeto vem com a ideia de dar mais atenção aos autores e obras tipicamente brasileiros, dando maiorfoco as poesias infantis de Cecília Meireles, colaborando no desenvolvimento das crianças em seu lado lúdico, e os prazeres da imaginação.

OBJETIVO GERAL

Apresentar ao aluno o universo daspoesias para que então ele seja capaz de interpretá-las, e de se interessar por esse mundo mágico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


- Conhecer vida e obra de Cecilia Meireles;
- Reconhecer o interesse...
tracking img