Sensação, percepção e razão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sensação, percepção e razão
O processo do conhecimento envolve vários elementos e desenrola-se em diversas etapas. Podemos considerar como elementos necessários para a cons¬trução do conhecimento, a sensação, a percepção e a elaboração racional dos dados perceptivos. Vamos agora analisar o papel de cada um desses elementos no processo de construção do conhecimento.

Sensação
Conhecer exigeuma fonte de dados ou informações. Qual é essa fonte? São os sentidos ou a sensação.
A sensação consiste na transmissão de um sinal sob a forma de um influxo ner¬voso, desde o órgão sensorial até a um centro de recepção e de descodificação desse sinal (espinal medula ou cérebro), por isso, a sensação liga o organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais.
Os órgãos sensoriais externos sãoos olhos, os ouvi¬dos, o nariz, a língua e a pele. Nestes órgãos estão loca¬lizados os cinco sentidos externos, a saber: visão, audição, olfacto, gosto e tacto. Cada órgão dos sentidos recebe diferentes estímulos - os olhos recebem estímu¬los luminosos, os ouvidos estímulos sonoros, etc. Estes estímulos, captados pelos respectivos órgãos dos senti¬dos, são transmitidos até um centro nervoso(espinal medula ou cérebro) onde são descodificados, dando ori¬gem a uma resposta motora ou glandular.
Assim, a sensação é a via através da qual entramos em contacto com o mundo, por isso, é a fonte das informações que nos chegam acerca do que se passa à nossa volta ou dentro de nós.

Percepção
O que é que a sensação nos transmite? Dados isolados das características dos objectos.
Ora, quandoolhamos, por exemplo, uma laranja, a nossa mente reconhece o objecto como sendo redondo, doce, rugoso, capaz de matar a sede num dia quen¬te de Verão, etc. Todas essas características que surgem na nossa mente são informações fornecidas pelos estímulos visuais que captamos naquele momento? Claro que não. Quando a vemos reunimos uma série de dados, ou porque esta¬mos simultaneamente a apreenderoutros dados provenientes de outros sentidos ou porque temos gravados na memória esses outros dados que evocamos e reunimos para poder identificar o objecto que o(s) nossos(s) sentido(s) nos mos¬tra(m) naquele momento.
Ora, esta reunião e interpretação dos dados ou informações sensoriais é aquilo a que chamamos percepcionar.

Assim:
• Sensação e percepção estão interligadas.
• A sensação é umaapreensão isolada das carac¬terísticas dos objectos.
• A sensação é a base da percepção.
• A percepção é o processo de interpretação e organização desses dados imediatos, de modo a constituir uma representação imagética do objecto.

Como percepcionamos os objectos? Que elementos entram na configuração dos objectos percepcionados?
Um grupo de pessoas que vá passear para uma floresta vê eresponde de maneira diferente ao meio que o cerca que, como é óbvio, objectivamente falando, é, naturalmente, o mesmo. O caçador vê, interpreta e descodifica o que vê tendo em conta os seus interesses de caçador. O pintor vê e valoriza os tons e a organi¬zação dos elementos tendo em conta aspectos e objectivos estéticos. Um especia¬lista em botânica verá e valorizará a variedade das espéciesexistentes, e o modo como todo o sistema interage. Outra pessoa que goste de passear e gozar a fres¬cura e a calma ou o ar despoluído verá e valorizará estes aspectos.
Que conclusão podemos retirar deste exemplo?
Que, de facto, a percepção não depende exclusiva e objectivamente dos dados sensoriais fornecidos pelos sentidos. Esses dados são também valorizados e interpretados em função daexperiência passada, da cultura, das motivações e interesses, das expectativas do indivíduo e até da sua personalidade.
Estes elementos são factores de significação, isto é, o significado que conferi¬mos aos dados dos sentidos, a relevância que damos a alguns dados, em detrimen¬to de outros que também chegam ao mesmo tempo à nossa mente, os dados memorizados que vamos mobilizar para construir a...
tracking img