senhorita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES DOCTUM
CURSO DE DIREITO



GIOVANNA ALVES CAMPODELL'ORTO
KELLY CARVALHO
VANDERSON LEOCADIO AMÉRICO









TRABALHO DE PSICOLOGIA JURÍDICA: BEHAVIORISMO E PSICANÁLISE (primeira tópica)

















SERRA-ES
2014/02


GIOVANNA ALVES CAMPODELL'ORTO
KELLY CARVALHO
VANDERSON LEOCADIO AMÉRICO

3 PERÍODO DE DIREITO
TURMA ATRABALHO DE PSICOLOGIA JURÍDICA: BEHAVIORISMO E PSICANÁLISE (primeira tópica)




Trabalho apresentado ao Curso de Direito, do Instituto Superior de Educação da Serra, como pré-requisito para aprovação na disciplina Psicologia Jurídica, sob orientação do Prof. Eduardo Miranda.














SERRA-ES
2014/02

INTRODUÇÃO E ORIENTAÇÕES BÁSICAS: este trabalho deverá serentregue impresso. Nomes a caneta na capa do trabalho não serão aceitos. Lembre-se de colocar nome completo e turma na versão impressa. Pode ser feito em duplas.
PARTE A – PERGUNTAS BÁSICAS
Responda as questões:

1) O que significa dizer que o homem é um ser multideterminado?

R: A Psicologia é uma ciência que busca compreender o comportamento humano, sua subjetividade. Em sua busca,várias teorias foram e são construídas, aprofundadas, reformuladas. Um fator em comum nesses estudos é a concepção do homem como um ser multideterminado, ou seja, além de suas características biológicas herdadas, ele se adapta á aptidões necessárias para sua sobrevivência, sendo essas preexistentes em sociedade.
A linguagem, as relações sociais e a subjetividade são partes dessas característicasmultideterminadas.


2) Diferencie comportamento respondente de comportamento operante, dando um exemplo de cada.

R: Comportamento Respondente é uma relação na qual um estímulo do ambiente produz uma resposta específica no organismo que independe de aprendizagem. Vale ressaltar que para uma resposta seja considerada reflexa é preciso que na presença do estímulo específico a sua probabilidade deocorrência seja 100%. Ex: Como piscar os olhos na presença de um cisco, salivar devido ao estímulo do alimento na boca.

Comportamento Operante inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente. Ex: A leitura deum livro é um exemplo de comportamento
operante, assim como escrever uma carta, chamar o táxi com um gesto de mão,
tocar um instrumento e etc.

3) Dê um exemplo de reforço positivo e outro de reforço negativo.

R: Reforço Positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Ex: Um cachorro em adestramento que recebe uma recompensa por fazer a atividade domodo correto.

Reforço Negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que remove ou atenua. Ex: Um rato recebe choques elétricos em um experimento de laboratório e quando pressiona a barra os choques cessam, nesse caso os choques servem de reforçadores negativos, pois aumenta o comportamento de pressão à barra com finalidade de suprimi-los.



4) Defina o conceito deextinção segundo o Behaviorismo e crie um exemplo da ocorrência dessa situação.
R: A Extinção é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como conseqüência , a resposta diminuirá de freqüência e até mesmo poderá deixar de ser emitida. Ex: Quando uma pessoa em que estávamos, deixa de nos olhar e passa a nos ignorar, nossas investidas tenderão a desaparecer.5) Defina repressão no contexto da psicanálise.

R: O indivíduo não vê, não ouve o que ocorre. Existe a supressão de uma parte da realidade. Este aspecto que não é percebido pelo indivíduo faz parte de um todo e, ao ficar invisível, altera, deforma o sentido do todo. É como se, ao ler esta página, uma palavra ou uma das linhas não estivesse impressa, e isto impedisse a compreensão da frase...