Senhora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
SENHORA
Aurélia, uma moça de 18 anos, filha de uma pobre costureira e órfã de pai. Apaixonou-se por Fernando Seixas homem ambicioso, que se sente constrangido em namorar moçatão pobre. Este, porem, desfez o compromisso, para se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, pelo dote de 30 contos de reis, a qual teria direito a receber.A moça fica infeliz, mas Aurélia reencontra o seu avô, que decidira reconhecer mãe e filha. Tanto a mãe quanto o avô logo falecem. A jovem e única herdeira do avôLourenço de Sousa Camargo, logo passa a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Os parentes que jamais se aproximara dela, correm para vela, inclusive o tio Lemos, munido deuma nomeação para ser seu tutor.
Aurélia dividida entre o amor e o orgulho ferido, encarrega o seu tutor, de negociar o seu casamento com Fernando por um dote de cem contos. Aodescobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente muito feliz, pois na verdade nunca deixara de amá-la. Ela porém na noite de núpcias,quando expõe todo o seu desgosto para com ocomportamento anterior do rapaz, deixa claro: comprou para representar papel de marido, que uma mulher na sua posição social deve ter. Passam a viver sob aparência de casal feliz, mas se martirizamcom ironias, e dormindo em quartos separados.
Fernando fica sabendo que tem direito a 20 contos de reis, de um negocio feito quando solteiro. Desse modo, propõe se a restituir-lhea quantia em troca da separação. Aurélia declara seu amor, considerando o gesto uma prova da regeneração de Fernando. Então eles se beijam, e finalmente o casamento se consuma.
tracking img