Senhor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Faça uma síntese dos principais avanços conceituais realizados pelos humanistas e enciclopedistas na ilustração acerca da política, do poder e do governo.





2) Adam Smith foi o criador deuma das mais importantes contribuições as ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Qual foi essa desmistificação?




3) Quais foram as primeiras e fundamentais questões que ossociólogos pioneiros do século XIX tiveram que enfrentar e por que?




4) Qual foi a influencia da teoria de Charles Darwin no pensamento sociólogo positivista?




5) Como a ideiaevolucionista da biologia, transposta para as ciências sociais, condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias durante o imperialismo?




6) Quais os movimentos que Comte distinguia nasociedade? Como ele os relacionava?






7) “Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a forma não produz nenhum direito, restam, pois, as convençõescomo base de toda autoridade legitima entre os homens”
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O encontro social e outros escritosSão Paulo: Cultrix, 1980. P.25.
Nesse trecho, Rousseau:
a) Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por quê?
b) Legitima a autoridade de uma pesoa sobre a outra?8) René Descartes afirmou em seu Discurso sobre o método: “Porque os nossos sentimentos nos enganam as vezes, quis supor que não havia coisa alguma que fosse tal como eles nos fazem imaginar”. De quemaneira essa frase representa sua postura diante do conhecimento?




9) No capitulo procuramos explicar as diferenças entre dois métodos de conhecimento – o dedutivo e o indutivo -, um baseado nalógica e o outro na experiência. De dois exemplos de pesquisa nos quais você perceba a aplicação dessas metodologias.





10) Com base nas características do pensamento positivista, analise...
tracking img