Senhor

Páginas: 5 (1085 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Exercícios


1. Qual foi o fator preponderante para as empresas começarem a pensar na automação? Justifique sua resposta.
O surgimento da automação é uma tendência observada a muito tempo, onde teve seu principal objetivo em ajudar o homem, facilitando e aumentando sua capacidade física nas tarefas do dia a dia.
Somente no século XVII, que a revolução industrial gerou profundo impacto noprocesso produtivo e no desempenho industrial e o controle em automação passou a ter um papel decisivo a sua aplicação.

2. Quais as principais razões que levam as atuais empresas em investir ou adotar a Automação Industrial?
Sua aplicação cada vez mais está em crescimento diante da economia globalizada é importante para sua sobrevivência em manter no mercado competitivo.
Sabe-se que automação deum modo geral, sua aplicação é muito eficiente para o controle de processos produtivos, substituindo em algumas atividades a mão-de-obra em ambientes perigosos, insalubres ou de grande esforço físicos, onde se aplica componentes de sensoriamentos para coleta de dados e monitoramento fazendo assim o controle autônomo. Diante de um sistema otimizado gera menor custo, maior quantidade e qualidadecom menor tempo de produção.

3. Cite pelo menos três exemplos de automação que você tenha visto recentemente.
- Controle remoto de televisão.
- Ar condicionado com ajustes da temperatura.
- Controle de sensoriamento de presença para câmeras de monitoramento.

4. Defina os quatro objetivos principais da automação industrial.
Acionamento – prevê o sistema de energia para atingir determinadoobjetivo. (Motores elétricos, pistões hidráulicos.)

Sensoriamento – mede o desemprenho do sistema de automação ou uma propriedade particular de algum instrumento.

Controle – utiliza as informações geradas pelo sensores para regular o acionamento. (Nível de um reservatório de água)

Comparador ou elemento de decisão – Compara o valores medidos com o valores preestabelecidos e toma decisão dequando atuar no sistema. (Termostato – Reguladores de temperatura ar condicionado).

Programas – Contém informações de processo e permitem controlar as interações entre os diversos componentes de sensoriamento e atuadores.

5. Por que ainda é um desafio para automação industrial inserir o homem no contexto da automatização sem traumatismo, sem desemprego, tendo somente um saldo positivo?Baseia-se fundamentalmente na aplicação de dispositivos que substitui o trabalho humano que é repetitivo, em muitos dos casos está ligada ao controle automático, ou seja, sem intervenções humanas.
Este conceito é discutível, pois a “mão do homem” sempre será necessária, pois sem ela não seria possível a construção e implementação dos processos automáticos.

6. Qual a diferença entre Data Warehousee Data Minning?
O Data Warehouse é um grande volume de dados armazenados e podem ter vários extensões e formatos de dados, sem nenhuma organização, ou seja, somente informações armazenadas por acaso.

Diferentemente é o Data Minning, onde o grande volume de dados armazenados estão organizados por extensões, formatos e classificados por diversos níveis. Isto é, todas informações totalmenteordenadamente, facilitando assim, a tomada de decisão.
7. Descreva de forma resumida como ocorre o processo de automação industrial.
Sistema que fornece matéria-prima e energia e ocorrem a transformações que resultam em um produto final.

8. O que diferencia os sistemas de menor, média e alta complexidade?
O sistemas de menor complexidade define-se em equipamentos de baixa automação, tais como,eletrodomésticos, telefones, onde possui somente microprocessadores, memoria ROM e geralmente possui programação em linguagem de máquina.

O Sistema de média complexidade, define-se em equipamentos com automação localizada, tais como, transportadores, processos químicos, térmicos, gerenciadores de energia, onde geralmente são implementados CPLs isolados ou controlados por redes corporativas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!