Senhor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito e Ciência


O Mundo na Era da Globalização
Anthony Giddens
Capítulo 2
Risco

Afirma inicialmente que uma das conseqüências do desenvolvimento industrial pode ter sido aalteração no clima, e que não se sabe que outras mudanças teremos que suportar, ou os perigos que elas arrastarão consigo – mais na frente afirma que só saberemos com certeza absoluta quando já fordemasiado tarde.


A noção de risco parece ter adquirido expressão durante os séculos XVI e XVII, com os exploradores /navegadores. Provavelmente de origem ibérica, onde a palavra erautilizada para caracterizar a navegação em mares ainda desconhecidos – incluía uma noção de espaço. Depois passou a ser utilizada pelo sistema bancário e de investimentos, passando a incluir a noção detempo, indispensável para o cálculo das conseqüências prováveis de determinado investimento. Hoje se refere a uma enorme diversidade de situações onde existe incerteza.


A idéia de risco éinseparável das de probabilidade e de incerteza. Risco não é o mesmo que acaso ou perigo, refere-se a perigos calculados em função de possibilidades futuras.


Estar vivo já é pordefinição uma empresa arriscada.


O risco é a dinâmica estimuladora de uma sociedade empenhada na mudança, apostada em determinar o seu próprio futuro, em vez de depender da religião, datradição ou dos caprichos da natureza.


A noção de risco deu início à criação de seguros. O Estado-providência seria, na sua essência, um sistema de gestão de riscos. O seguro seria a base apartir da qual as pessoas se preparam para assumir riscos. Aliás, para ele o seguro só tem sentido quando se acredita num futuro construído pelo homem. Conclui que as instituições que proporcionamsegurança – seguros privados ou assistência social -, não fazem mais que redistribuir o risco.


Distingue dois tipos de riscos: exterior é o que nos chega de fora, das imposições da...
tracking img