Senhor das moscas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO











































































SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..............................................................................................042.DESENVOLVIMENTO..................................................................................06
3.CONCLUSÃO...............................................................................................10
4.REFERÊNCIAl BIBLIOGRÁFICO.............................................................. 11




































1.INTRODUÇÃO

Robbins (2002:34) define liderança como a capacidade de influenciar umgrupo em direção ao alcance dos objetivos. A liderança ocorre sempre que alguém procura influenciar o comportamento de um indivíduo ou de um grupo, qualquer que seja a finalidade.
A liderança é processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou grupos para a consecução de um objetivo numa dada situação. Um líder precisa preocupa-se com tarefas e relações humanas.
Ao tomarcomo análise e correlacionar com o filme “O Senhor das Moscas” que trata da história de um grupo de garotos, vítimas de um acidente aéreo, que vão parar em uma ilha deserta. Pode-se interpretá-lo sob várias perspectivas. Como uma analogia da luta entre um líder mais democrático, na qual todos podem ter voz, mas que, por outro lado, as decisões são arrastadas e controversas, e um “líder” maisditador, mais próximo da característica de chefe, o qual estabelece um sistema hierárquico baseado na punição e no medo. Do filme podemos abstrair a idéia das capacidades de liderança, como motivar os membros de um grupo a alcançar o objetivo comum, mesmo diante situações desfavoráveis, as relações humanas com a existência da conflitos e a interação nas relações humanas, e como a culturaorganizacional pode influenciar cada indivíduo dentro do grupo.
Inicialmente, apesar da pouca experiência, os meninos tentam ser organizar e respeitar regras e acordos a fim de sobreviver na ilha e enviar sinais para um possível resgate. No entanto, com o passar do tempo, o líder democraticamente escolhido parece fraco e desnecessário diante de um jovem caçador que conquista seu espaço à força.Mais do que conquistar a liderança do grupo, mostrando as suas habilidades e utilizando-se de artifícios como comida farta e muita diversão, os jovens, ainda que sem perceber, são pouco a pouco transformados, passando a ter um comportamento selvagem e irracional, despertando seu instintos mais primitivos e chegando a matar a aqueles que se voltam contra as idéias da maioria.Numa metáfora sobre o comportamento de líderes democráticos contra líderes autoritários, tendo um grupo como massa de manobra, O Senhor das Moscas é uma crítica contundente à formação da sociedade que o ser humano pode adotar quando manipulado e sob o efeito de estar participando e sendo aceito em um determinado grupo. Elementos como o medo, disseminados por Jack, um dos postulantes à liderança,democraticamente derrotado ao colocar a manutenção de sua liderança como prioridade diante das possibilidades de resgate.
O filme é um importante instrumento de análise para a reflexão sobre os vários aspectos que envolve a liderança, os liderados e as relações interpessoais.






































2.DESENVOLVIMENTO

O serhumano é um ser de natureza social, desde que nasce, sua
sobrevivência depende dos cuidados das outras pessoas e dessa convivência para
mediar suas ações, o que implica dizer que vir ao mundo já se torna imprescindível o
contato social - a vida em sociedade. Seu cotidiano é demarcado pela vida em
grupo, por isso, o tempo todo está se relacionando com outras pessoas. Seu
aprendizado advém da...
tracking img