Senha1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Você tem o que você é


Este artigo que escrevi baseia-se em informações gerais, sobre a história da qualidade, que tem início na época mais remota, onde as produções se resumiam a trabalhos manuais, e mesmo de forma simples, possuíam um principio do que se conhece como qualidade hoje em dia. A partir da revolução industrial, os métodos de produção evoluíram, baseados na necessidade quesurgiu do crescimento da população.Com certeza, o fato de terem existido grandes mentes neste processo, impulsionou a tecnologia e os meios de produção, logo, impulsionou a gestão e o controle na questão da qualidade. Foram questões que surgiram naturalmente, tendo origem a partir de adventos, sendo o principal, a revolução industrial, pois depois desse acontecimento, a qualidade se tornou um itemde vital importância na fabricação de produtos.
Em pouco tempo, criou-se instituições com um único e claro objetivo, a de atestar a qualidade dos mais diversos produtos, através de selos e certificações, assegurando a todos os consumidores a padronização e a certeza da qualidade nos produtos consumidos.

Qualidade, com certeza é um termo relativo, pelo que a palavra representa, como qualidade deuma música, ou de um filme. O que nos leva a mais um motivo de relatividade, a quantidade de pessoas que a palavra atinge, gerando milhões de opiniões, ideias , e visões, sobre qualquer coisa que qualquer pessoa possa englobar no termo qualidade.
Mas focando mais no que o trabalho pede, percebe-se que mesmo uma variedade enorme de opiniões, gera necessidades bem especificas; exemplificando,grupos formados por muitas pessoas, alguns grupos pedem algo mais focado, outros pedem qualidades em varias áreas.
Mas qualidade no quê?
Como dito antes, as pessoas querem qualidade no que elas consideram que possa ter qualidade, exemplos?
Automóveis, moradia, comunicação, alimentação, conforto...centenas de pontos, o que pode ter qualidade, e até o que não pode, deve ter qualidade, isso é ademanda do mercado, das pessoas. Isso varia de grupo em grupo, o que define a necessidade são características de cada pessoa, como profissão, local de moradia, enfim. O que define o que elas querem, o que lhes é e será oferecido, é simplesmente suas vidas.
O primeiro passo
Isso começou na revolução industrial, com uma equação simples: mais pessoas, mais demanda, o que implica a necessidade de umaprodução maior e mais rápida, que não era possível com um sistema manufaturado. Com o surgimento das máquinas à vapor, a velocidade do processo de produção se intensificou, foi quando os grandes e recém nascidos produtores notaram que, a automatização da produção afastava o já precário método de fiscalização dos produtos, a visualização. Se algo não parecia bem, era descartado e feito outro no lugar,porém quando aumentou a produção, não havia funcionários suficientes para fiscalizar pelo “olhômetro”,sendo necessário criar um setor único para apenas essa função. Deve-se notar que com a revolução industrial, o alcance da palavra qualidade aumentou, pois surgiu por exemplo, os trens e navios à vapor, o que melhorou a questão da exportação e até mesmo da importação, possibilitando uma maiorabrangência dos mais diversos produtos.
Essa situação fez com que certos produtos tivessem versões diferentes que se adaptassem a necessidades diferentes daquelas antes visadas, já que atendiam um campo menor. Para isso se fez necessária uma expansão de pesquisas e produções que atendessem o que agora chamava a atenção dos grandes produtores, com essa expansão os setores de matéria-prima tambémevoluíram, que gerou uma melhoria do mercado interno de muitos países.
Grandes mentes, grandes inovações
Muitas pessoas tiveram um papel significativo nesta evolução, entre elas, Henry Ford, que criou um sistema simples e eficiente, o da esteira; um funcionário não precisava ter conhecimentos gerais sobre um motor de carro, ou sobre o carro em si, ele simplesmente tinha que encaixar o parafuso...
tracking img