senai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sondagem tem a sua raiz etimológica na palavra francesa sondage. Esta surgiu provavelmente no século XIV com o intuito de expressar o acto de, com recurso a uma sonda, investigar a profundidade daágua e a natureza do fundo de um rio ou de um mar.

No século XIX, Balzac utilizou este termo para expressar a ideia de uma pesquisa ou investigação rápida.

Entretanto, o termo sondagem, além dodomínio marítimo, coexiste actualmente com aplicações nas áreas da geologia, medicina ou estatística. A língua portuguesa não apresenta distinção vocabular entre os diversos domínios, mas, por exemplo, alíngua inglesa diferencia todas estas formas de sondagem com os termos sounding (marítima), boring (geológica) e probing (médica). No campo estatístico, diferencia inclusivamente a sondagem de opinião(poll) de outros tipos de sondagem, designados por survey samplings.

Em França, e por decisão da Comissão Francesa de Normalização do Vocabulário Estatístico, o termo sondage aplica-se a estudosque envolvem operações de amostragem, independentemente do seu domínio.

Índice [esconder]
1 Aplicação
2 Sondagens políticas
3 Ver também
4 Referências
5 Ligações externas
Aplicação[editar |editar código-fonte]
Como metodologia de pesquisa, a sondagem possibilita o conhecimento momentâneo de um universo de elementos, numa perspectiva descritiva e quantificada. A escolha e análise dedados são feitas com base numa amostra de elementos que deverá permitir a extrapolação das interpretações à totalidade do universo.

As áreas de aplicação das sondagens estatísticas são muito diversas,tendo especial destaque os estudos das populações humanas, nomeadamente sob a forma de estudos pré-eleitorais ou de opinião pública. Ainda no que diz respeito a este tipo de populações, as sondagenssurgem noutras áreas como a sociológica (por exemplo, estudo sobre a literacia de uma população), demográfica (por exemplo, caracterização da estrutura dos agregados familiares), económica (por...
tracking img