Sempre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FARMACOLOGIA GERAL

1. Quais das vias de administração é a mais provável de levar a uma ação no SNC logo após sua administração? a) sublingual; b) intravenosa; c) intramuscular; d) transdérmica; e) oral

2. A absorção de drogas NÃO é afetada pela(o) (assinale a alternativa correta):
a) características fisicoquímicas da droga; b) condição fisiológica do paciente;
c) formulaçãofarmacêutica; d) cor da formulação

3. Assinale verdadeiro ou falso para as questões abaixo.

A.__As drogas administradas por via oral em comprimidos serão mais rapidamente absorvidas que as dadas em solução.
B. __Se um paciente não responde a uma terapia com um tipo de medicamento na dose de 200 ao se aumentar a dose para 400 mg produz-se um aumento proporcional no seu nível sanguíneo.
C.__As drogas muito lipossolúveis precisam passar por várias etapas de biotransformação para se tornarem hidrossolúveis e serem eliminadas pela urina.
E. __ A meia-vida de eliminação determina o número de ingestões diárias das drogas.
H. __Quando uma droga tem um sabor ou cheiro desagradável ela deve ser misturada a suco de laranja ou leite para mascarar o sabor ou cheiro original.
I. __O fato do estomago estar cheio pode diminuir a velocidade de absorção de algumas drogas

4. Classifique como verdadeira ou falsa as seguintes afirmativas: a) a biotransformação de drogas produz, em geral, metabólitos mais lipossolúveis o que facilita a excreção renal; b) os metabólitos geralmente são menos ativos que o composto original, podendo até ser inativos; c) Alguns metabólitos podem sertóxicos, de maneira que o termo “detoxificação” não deve ser empregado como sinônimo de “metabolização” de drogas; d) a variabilidade individual é sempre responsável pelas diferenças nas intensidades dos efeitos das drogas observadas entre indivíduos.

5. Quais das seguintes alternativas são incorretas em relação à biotransformação: a) a indução de enzimas hepáticas metabolizadoras de drogas éum processo no qual o resultado é o aumento da ação das enzimas; b) quando uma droga é um indutor enzimático é preciso cuidado ao se administrar outra droga concomitantemente para evitar interação medicamentosa indesejável; c) a inibição de enzimas metabolizadoras de drogas é um processo no qual o resultado é a maior ação das enzimas; d) quando uma droga é um inibidor enzimático é preciso cuidadoao se administrar outra droga concomitantemente para evitar interação medicamentosa indesejável; e) a variabilidade individual, geneticamente determinada, pode ser responsável pelas diferenças nas intensidades dos efeitos das drogas observadas entre indivíduos.

6. As drogas agonistas parciais: a) ligam-se em locais do receptor diferentes de onde o agonista se liga; b) aumentam a potência de umagonista total que atua sobre o mesmo receptor; c) são sempre menos potentes do que os agonistas totais no mesmo receptor; d) não interferem no efeito do agonista total quando se ligam ao mesmo receptor.

7. Antagonista é uma: a) droga que não produz uma resposta quando interage com o receptor; b) uma droga que bloqueia as ações dos agonistas; c) uma droga que se liga no mesmo local do agonista;d) uma droga que sempre se liga irreversivelmente a um receptor.

8. O efeito de uma determinada droga diminuiu após três semanas de administração, sendo necessário aumentar a dose para se obter o mesmo efeito. Isso pode ser explicado porque: a) a droga deve ser um agonista e sua administração repetida causou diminuição no número de receptores (subsensiblidade); b) a droga deve ser umantagonista e sua administração repetida causou diminuição no número de receptores (subsensiblidade); c) a droga deve ser um antagonista e sua administração repetida causou um aumento no número de receptores (hipersensibilidade); d) a droga deve ser um agonista e sua administração repetida causou um aumento no número de receptores (hipersensibilidade); e) a droga pode ser um indutor enzimático e a...
tracking img