Semnário- Sistemas distribuidos

511 palavras 3 páginas
Sistemas distribuídos
Definição: Conjunto de computadores independentes interligados em um rede com software que permite o compartilhamento de dados e hardware, para a execução de uma tarefa em comum.
Características: transparência, para fazer implementações em um projeto é necessário que os computadores sejam visto como um sistema de tempo compartilhado; flexibilidade, como o SO distribuído usa um microkernel, os serviços são feitos através de vários servidores tornando o sistema flexível; confiabilidade, o sistema deve mascarar as falhas eventualmente ocorridas e sem que haja perda de dados; performance, o tempo que se deve executar uma tarefa deve ser menor que em um único processador; escalabilidade, os servidores devem estar distribuídos os vários serviços de algoritmos, componentes do sistema e dados.
Mach
História: Surgiu na Universidade de Rochester em 1975, com o objetivo criar um sistema modular como uma coleção de processo se comunicando com troca de mensagens. Compatível com Unix e tinha um kernel monolítico até 1988, somente após isto o SO obteve o microkernel.
Gerência de processos thread: Cada thread é associada a um processo, mas todo processo pode conter mais de um thread. Assim o processamento no Mach consiste em um espaço de endereçamento e um conjunto de threads executando neste espaço. O kernel do sistema é quem gerencia as threads.
Escalonamento: O mach gerencia as threads baseado em prioridades que variam em inteiros de 0 até 31 ou 127, sendo o 0 a mais alta prioridade. Existem 3 tipos de prioridades associadas ao thread.
Gerência de memória O gerenciamento de memória é através de páginas e também dividido em 3 partes: pmap, código independente da máquina e memory manager.
Memória Virtual
O sistema permite ao usuário enxergar uma grande quantidade de memória linear, gerenciando através das páginas e utiliza regiões com um endereço base e um tamanho de espaço de memória a ser utilizado.
Compartilhamento de memória
O

Relacionados

  • Empresa Unisantos
    34140 palavras | 137 páginas