Semiótica Aplicada - Amélie Poulain

693 palavras 3 páginas
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
FIAM FAAM

FLÁVIA GOMES MASSON

Linguagens e estruturas do discurso
Análise semiótica do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”

Professor Marcelo de Mattos Salgado
São Paulo – 2015
O FILME
Amélie, filha de um casal frio e distante, cresce privada de um convívio social por causa de um problema cardíaco que seu pai acha que ela possui. Carente de atenção, vive seu mundo “a parte”, onde nele cria fantasias e filosofias sobre a vida. Amélie se limitava a se esconder dos outros e dentro de si mesma revela ser uma pessoa doce e observadora. Ao longo desta aventura, ela descobre que precisa dar rumo à sua existência.
A mensagem que Jean Pierre Jeunet, autor do filme, quis passar com “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” é que a personagem evidencia uma verdade moral encoberta por uma ficção. O termo “fabuloso” dá uma ideia de doçura ao filme, o que realmente retrata ao decorrer da obra.

A PROTAGONISTA
Amélie é muito expressiva. No filme, por ser uma mulher sensível, suas roupas são mais “comportadas”. O que nos remete a pensar e crer que sua vida sexual é pouco ativa. Visto que outras personagens tem o figurino mais “ousado”. O corte de cabelo também é característico a essa personagem.
O jeito que Jean tratou a personagem com dualidade também é interessante perceber, uma vez que Amélie é muito mais ingênua do que precisamente inocente. Dá um toque de equilíbrio a personagem, tirando a imagem de mulher recatada e trazendo doçura a personagem.
Todos tem uma ligação direta ou indireta com a personagem, no qual ela força os personagens a ter atitudes, seja de bondade ou lição de moral. A protagonista exerce um poder muito grande sobre eles, dando um inicio, meio e fim à todos.

INFLUÊNCIA DAS CORES NO FILME
As cores também são muito expressivas na obra. Os tons de vermelho, verde, amarelo e azul predominam o filme.
Vermelho é a cor que mais se destaca. Indica sensibilidade e carência. Ela é mais presente

Relacionados

  • Tela e tinta no filme frances
    6089 palavras | 25 páginas
  • Cultura Audiovisual
    149775 palavras | 600 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas