Semiotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Percurso gerativo de sentido

É uma sucessão de patamares, cada um dos quais suscetível de receber uma descrição adequada, que mostra como se produz e se interpreta o sentido, num processo que vai do mais simples ao mais complexo. (FIORI, 2000).
O Percurso é dividido em três níveis: Fundamental, Narrativo e Discursivo.

Capa do Jornal Extra


O Jornal Extra, da cidade do Rio de Janeiro,publicou na sexta-feira, dia 24 de setembro de 2010, capa em resposta as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à imprensa.
O Jornal Extra é um jornal brasileiro da cidade do Rio de Janeiro, fundado em abril de 1998, pela Infoglobo, empresa que também edita os jornais "O Globo", "Expresso" e "Diário de S. Paulo". Atualmente, o "Extra" é o jornal mais vendido do país aos domingos e querapidamente, se tornou um dos mais vendidos no país.

Nível Fundamental

LIVRE X CENSURADO

CENSURADO X LIVRE


Quadrado Semiótico

LIVRE CENSURADO
(EUFÓRICO) (DISFÓRICO)

[pic]
NÃO CENSURADO NÃOLIVRE (NÃO DISFÓRICO) (NÃO EUFÓRICO)




CENSURADO NÃO CENSURADO LIVRE
(DISFÓRICO) (NÃO DISFÓRICO) (EUFÓRICO)



Explicar o quadrado semiótico


Quadrado Semiótico

LIVRECENSURADO
(DISFÓRICO) (EUFÓRICO)

[pic]
NÃO CENSURADO NÃO LIVRE (NÃO EUFÓRICO) (NÃO DISFÓRICO)



LIVRE NÃO LIVRE CENSURADO
(DISFÓRICO) (NÃODISFÓRICO) (EUFÓRICO)

Explicar o quadrado semiótico


NÍVEL NARRATIVO


Vejamos os Programas Narrativos:
PN = F [S1 ( (S2 OV)] F = Função
( = Transformação
S1= Sujeito do fazerS2= Sujeito do estado
∩ = Conjunção
U = Disjunção
OV = Objeto valor

Percurso narrativo

É uma seqüência de programas narrativos relacionados por pressuposição. (BARROS, 2000).



CAPA DO JORNAL EXTRA

PN1-Os “leitores do jornal” recebem da capa do Jornal Extra os objetos- valor (Crítica, Manipulação, Controle da Informação, Censura); o sujeito do fazer é a capa do Jornal Extra; a transformação é a de censura, controle de informação, manipulação, crítica; o sujeito do estado (os leitores do jornal) que recebe isso.

F= (Protestar as críticas feitas pelo Presidente Lula à imprensa) [S1(Capa doJornal Extra) S2 (Leitores do jornal) ∩ O.V (Crítica, Manipulação, Controle da Informação, Censura)].



PN2- Os “leitores do jornal” recebem da capa do Jornal Extra os objetos- valor (Elogio, bajulação, lisonja, homenagem, honraria); o sujeito do fazer é a capa do Jornal Extra; a transformação é a de honraria, homenagem, lisonja, bajulação, elogio; osujeito do estado (os leitores do jornal) que recebe isso.

F= (Elogiar, Bajular os donos do poder) [S1(Capa do Jornal Extra) S2 (Leitores do jornal) ∩ O.V (Elogiar, Bajular, Honrar, Homenagear)].



PN3- A “capa do Jornal Extra” toma dos leitores do jornal os objetos- valor (elogiar, bajular, honrar, homenagear); o sujeito do fazer é a capa do Jornal Extra; o fazer é a crítica; o...
tracking img