Semiotica verbete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FONTES

Apresentação

Este glossário foi elaborado por alunos do 3º período do
Santaella, Lucia Semiótica aplicada . São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

curso de Letras – Tecnologia de Edição, como trabalho para a disciplina Oficina de Leitura e Produção de Textos II e visa colocar em prática o aprendizado acerca

Disponível em:http://www4.pucsp.br/cos/cepe/semiotica/semiotica.htm

do gênero Verbete. Para a elaboração do projeto foi utilizado o texto de Lúcia Santaella: Bases teóricas para a aplicação (Semiótica Aplicada, SP:2002, Ed.

acessado em 08/10/12

Thomson), estudado na disciplina Teoria dos Signos. A escolha pelo texto de Santaella foi feita por se tratar de uma matéria bastante conceitual, onde os alunos sempre necessitam recorrer aos conceitos determos

-Disponível em: http://pt.wikipedia.org acessado em 08/10/12

Disponível em:
http://www.paradigmas.com.br/parad12/p12.5.htm

fundamentais para o estudo da Semiótica. Sendo assim, o glossário atenderá não somente os leitores do texto Bases teóricas para a aplicação, mas demais estudantes de Semiótica.

acessado em 09/10/12

Disponível em:http://www.nupea.fafcs.ufu.br/atividades/aulas/SemioticaPierciana.pdf

acessado em 09/10/12

12

1

VERBETES
1.Semiótica e Semiologia
A Semiologia (ou Semiótica) é a teoria geral dos sinais. Ela difere da Lingüística por sua maior abrangência: enquanto a Lingüística é o estudo científico da linguagem humana, a Semiologia preocupa-se não apenas com a linguagem humana e verbal, mas também com a dos animais e de todo e qualquersistema de comunicação, seja ele natural ou convencional. Desse modo, a Lingüística insere-se como uma parte da Semiologia. permutáveis. Semiologia A primeira e Semiótica surgiu são termos com
O dinâmico se refere ao efeito que o signo efetivamente produz em um intérprete. Se trata do efeito singular que o signo produz em cada intérprete particular.

22. Interpretante Lógico
O signo é interpretadoatravés de uma regra interpretativa internalizada pelo intérprete, ou seja, esta conectado a seu objeto em virtude de uma ideia da mente que usa o símbolo, sem o que uma tal conexão não existiria. É no interpretante que se realiza, por meio de regra associativa, uma associação de ideias na mente do intérprete.

23. Interpretante Dinâmico

na Europa,

Saussure, e a segunda, nos EstadosUnidos, com o filósofo Charles Sanders Peirce.

2.Semiose
Dentro da ciência dos signos (Semiologia; Semiótica), semiose foi o termo introduzido por Charles Sanders Peirce para designar o processo de significação, a produção de significados.

2

11

sentido que nasce de uma identidade posta à mostra. Exemplo: Olhos de jabuticaba!

3.Fenomelogia
Para Peirce, a Fenomenologia é a descrição eanálise das experiências do homem, em todos os momentos da vida. Nesse sentido, o fenômeno é tudo aquilo que é percebido pelo homem, seja real ou não.

4.Propedêutica
Figura 6 - Imagem de olho preto Figura 7 - Jabuticaba

Propedêutica é um termo histórico originado do grego

21. Interpretante Imediato
É um interpretante interno ao signo. Trata-se do potencial interpretativo do signo, querdizer, de sua interpretabilidade ainda no nível abstrato, antes de o signo encontrar um intérprete qualquer em que esse potencial se efetive.

que significa referente ao ensino. Trata-se de um curso ou parte de um curso introdutório de disciplinas em artes, ciências, educação, etc. É o que provém ensinamento preparatório ou introdutório, os chamados conhecimentos mínimos. Pode ser definido comoum conhecimento necessário para o aprendizado, mas sem a proficiência.

5.Signos
A definição clássica de signo é a de uma coisa que é usada, referida ou tomada no lugar de outra coisa. Na concepção da linguística estruturalista, o signo linguístico é uma entidade psíquica indivisível, composta por dois elementos: o significado ou conceito e o
Figura 8 - Jean Baptist Debret

10

3...
tracking img