Semiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO de PSICANÁLISE ORTODÓXA DO BRASIL

Alexandre Alves Lima / Emerson Pontel / Geter George Tonela / Valmir A. Cordeiro
Turma VII – Polo Campinas











Trabalho em grupo apresentado
para atender Avaliação da disciplina de
Semiologia Psicanalítica, ministrada
pela Profa: Marilandi José dos Santos
no Curso de Formação de Psicanalistas.Campinas.

Agosto de 2012.



Sumário


Introdução 2
1. Sinopse do filme: Antes de Partir 2
2. Analisando os signos de Edward 3
3) Analisando signos de Carter. 4
4) Há também dois fatos de duas mulheres: 5
a) Virgínia (esposa de Carter). 5
b) Angélica. 5
Conclusão 6
Bibliografia 7




















Introdução

A comunicação entre os seres humanos podem serrealizadas de várias formas. Temos a forma escrita com as suas variações entre os idiomas e os mais diversos símbolos, também temos os gestos manuais, a fala, um olhar e muitas outras.
A Semiologia busca revelar através do estudo dos signos, o que a pessoa não disse, ou seja, o que se vê ou ouve não é a real verdade. A pessoa usa de atitudes aceitas por outros, mas que na real ela fez o que quisde uma maneira aceitável aos outros.
Apresentarei um comentário pessoal, demonstrando nas atitudes de personagens do filme “Antes de partir”, revelando a verdade oculta expressa nos signos.






















Sinopse do filme: Antes de Partir

Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamentoexperimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital.
Edward deseja ter um quarto só para si, mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode terseu desejo atendido, pois isto afetaria a imagem de seus negócios.
Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer.
Ao tomarconhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.


Analisando os signos de Edward


Almoço com Michelle Pfeiffer.

Edward estava em uma reunião onde ele apresentaria um projeto profissional. Porém para ele a reunião estava sem objetivo, perdiam tempo com assuntos que desperdiçariam tempo detodos. Sendo uma pessoa objetiva, ele quer ir direto ao ponto, interrompe o seu assistente e fala sem rodeios o que quer. Contudo em um momento ele cita que teria um almoço com a atriz Michelle Pfeiffer, o que provavelmente ela uma mentira, mas demonstra que para ele a reunião estava chata e sem propósito. Ele quis dizer que havia cancelado um almoço superimportante esperando que a reunião fossepositiva.

Em algum lugar um sujeito sortudo está tendo um infarto.

Quando ele disse esta frase diante do espelho, ela sabia do tamanho do sofrimento que viria por conta da doença. Até mesmo por trabalhar com hospitais ele conhecia bem de perto o que era o câncer. Esta enfermidade promove muitas dores e sofrimentos, o que na frase dele melhor seria ter um infarto, morrer repentinamente e nãosentir sofrimentos diários.

Estava no chão, eu não sabia que era segredo de estado.

Carter havia escrito uma lista dos seus desejos a serem realizados antes de sua morte.
Após escrevê-la ela a amassa e depois cai no chão. Edward então tomado pela curiosidade pega o papel amassado e lê. Quando Carter vê, fica irritado. Então a reação de Edward foi mostrar a Carter que se realmente...
tracking img