Seminário Melanie Klain

792 palavras 4 páginas
No inicio do desenvolvimento a parte do aparelho psíquico que esta em contato com a realidade externa, ou seja, o ego, que tem a função de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade, mas ele está sujeito a pressão das precoces situações de angustia. Então quando a angustia exerce essa pressão o ego ainda frágil da crianças, ele, o ego subjuga e domina essa pressão
No inicio do desenvolvimento do ego ele ainda é frágil e ele fica expostos as violentas incitações do ID e às ameaças de um superego cruel e assim o ego precisa satisfazer o ID e o superego exercendo suas faculdades ao máximo.
Como a criança faz isso?
Segundo Melanie Klein, Freud descreveu como um garotinho de 18 meses q procurou se consolar da ausência temporária da mãe, atirando inúmeras vezes um carretel de madeira, atado a um pedaço de barbante, de forma a fazê-lo desaparecer para em seguida reaparecer.
Então a criança, ela converteu aquela experiência desprazerosa da mãe ter “sumido” e transformou a dor em prazer.
Segundo Melanie Klein, nas crianças o ego não está suficientemente apto a tolerar a angustia instintiva e o medo aos objetos internalizados, e procura se proteger, em parte, pela escotomização (recusa inconsciente de perceber uma realidade exterior) e negação da realidade psicológica.
O brinquedo irá ajudar a criança a dominar os medos instintivos e perigos internos, pela projeção destas no mundo externo.
Essa projeção, que segundo Freud, é como um modo de conduta e de comportamento em face das excitações que proporcionara um excesso de dor. Ocorrerá uma tendência para tratar essas excitações como se tivessem agindo não de dentro, mas sim de fora, afim de que esse seja possível aplicar contra as excitações a medida defensiva da barreira contra os estímulos.
O esforço feito pelo ego para deslocar para deslocar os processos intrapsiquicos para o exterior estará associado à outra função mental: os sonhos, que tem por objetivo restabelecer o controle dos estímulos

Relacionados

  • O desafio do Multiculturalismo
    103494 palavras | 414 páginas
  • Resultado Definitivo 1 Fase Geral 1694779253
    293429 palavras | 1174 páginas