Seminário Interdisciplinar- Administração Com Habilitação em Comercio Exteriro. importação de produtos cerâmicos da China.

3607 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – LINHA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM
COMERCIO EXTERIOR

ALEXANDRE SARTOR MAZZUCHETTI
MATEUS RODRIGUES COLONETTI
MATHEUS ZANETTE BENEDET

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR - 4ª FASE DE COMÉRCIO EXTERIOR

CRICIÚMA
2014
RESUMO
Apresenta se nesse trabalho as principais características econômicas da cidade de Criciúma. O objetivo principal é a importação de produtos cerâmicos do oriente, visando uma revenda para as empresas da região. Através de dados primários e aplicação de questionário em uma pesquisa aprofundada quantitativa, reconhece que esse mercado é muito forte na região e se tem muita procura pelo produto importado em questão, principalmente por seu preço competitivo e sua qualidade.
Palavras-chave: Criciúma. Produtos Cerâmicos. Produto importado.

INTRODUÇÃO
A indústria cerâmica de revestimento do Estado de Santa Catarina veio adquirindo papel de destaque (variáveis como geração de empregos e participação significativa nas exportações brasileiras conferiram a esta indústria importância a nível nacional e internacional) no conjunto das atividades econômicas brasileiras. Entretanto alguns fatores têm prejudicado a indústria cerâmica catarinense e brasileira no que diz respeito à competitividade internacional. O governo através da política econômica nacional, com excesso de tributos e alto valor dos juros, tornam seus produtos caros em relação aos produzidos por outros países (como China, Itália e Espanha, que são os maiores concorrentes da indústria cerâmica brasileira), dificultando sua competitividade no mercado internacional.

PROCESSO DE COLETA DE DADOS
Dada a importância do setor cerâmico regional, estadual e também nacional, e a oportunidade de pesquisar suas características e possibilidades, decidiu-se pela busca de informação através de dados secundários como sites, livros, relatórios, teses,

Relacionados