Seminario usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Tecnologia de Ferramentas para Tornos

Os primeiros tornos de que se tem conhecimento do funcionamento foram chamados de Tornos de Vara. No sistema de vara, a peça a ser trabalhada era amarrada com uma corda presa em uma vara sobre a cabeça do artesão e sua outra extremidade era amarrada a um pedal, que quando pressionado puxava a corda fazendo a peça girar. A vara, por sua vez, fazia oretorno. E com isso o operador (artesão) que modelava manualmente a peça.

Por uma necessidade de uma rotação contínua, mais tarde foi criado o Torno de Fuso. Esses tornos necessitavam de duas pessoas trabalhando, enquanto uma girava a roda, outra dava o formato da peça utilizando suas ferramentas. Esse torno permitia que objetos maiores e com materiais mais duros fossem trabalhado.

Osprimeiros tornos automáticos foi inventado a partir de 1960, diminuindo a mão de obra pois este era operado por uma só pessoa. Outra vantagem foi o mecanismo que se criou, permitia que a ferramenta ficasse fixa durante o trabalho, aumentando a sua precisão e também sua velocidade de corte (rotação da peça) dava pra se controlar.

Uma das últimas grandes mudanças nos tornos veio em 1978, com otorno CNC (Comandos Numéricos Computadorizados). O uso de um painel permite que vários movimentos sejam programados e armazenados permitindo a rápida troca de programa. Estas máquinas são aplicadas na produção de peças seriadas de precisão para as indústrias automotiva, aparelhos de medição de alta precisão. Sua grande vantagem é a melhora no acabamento, a diminuição do tempo de produção e usinarpeças precisas de alta complexibilidade .

 Tornos são máquinas-ferramenta que permitem usinar peças de forma geométrica que necessitam de rotação. Na operação de torneamento são realizados dois movimentos básicos:  a rotação da peça;  e o movimento de avanço da ferramenta. E também na operação de usinagem acontecem dois fenômenos importantes:  o aquecimento da área usinada e da ferramenta decorte.  e o desprendimento de material chamado de cavaco.

 É o mais comum nas empresas, pois é uma máquina extremamente versátil que pode realizar várias operações. torneamento.

 Utilizado para peças porte e dimensões.  E neste tipo de torno o que gira a mesa que está com a face posição horizontal.

de grande é na

 Usado para peças de grandes diâmetros e pequenas espessuras.

 Estetipo apresenta torre porta ferramenta com capacidade para varias ferramentas de corte (geralmente oito). Pode ter variações, quanto ao seu sistema de funcionamento, com automatização de seus movimentos.

 É utilizado para trabalho em peças de pequenas dimensões, materiais em barra ou em tubos de precisão.  Este tipo de torno é pequeno e tem características semelhanças a de torno convencional. Desbaste externo

Desbaste interno

Fazer canais

Para fixar a ferramenta para furar, escarear, alargar e roscar, usa-se o cabeçote móvel com um mandril e a broca;



Fazer diversos tipos de roscas

Dar forma para peça

Face: Superfície da cunha sobre a qual o cavaco escoa. Flanco: Superfície da cunha voltada para a peça. Gume ou Cunha de Corte: Parte onde há o desprendimento decavaco do material usinado. Haste: Onde se prende a ferramenta para se usinar.

 - ângulo de incidência (ou de folga)  - ângulo de cunha (ou de afiação)  - ângulo de saída (ou de ataque)  - ângulo de corte

Cavaco bons são aqueles que: ocupam pouco volume; não obstruem o local de trabalho; são removidos facilmente da zona de trabalho.

Existem vários tipos de pastilhas(incertos), com diferentes tipos de materiais, com suas determinadas propriedades mecânicas (dureza,tenacidade, resistência ao desgaste, porosidade, etc...), então foi criado um normalização. Dentre as normalização mais utilizados são a classificação segundo as normas ISO (lnternational Organization for Standardization), que agrupa os países europeus mais industrializados e o Brasil e as normas ASA...
tracking img