Seminario tematico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diagnóstico das necessidades industriais quanto à tecnologia de processos e produtos da região do Vale do Rio Pardo-RS



Elpidio Oscar Benitez Nara (UNISC) elpidio@unisc.br
Jorge Luiz Rodrigues Marques (UNISC) jmarques@unisc.br
João Arno de Oliveira Thiesen (UNISC) thiesen@unisc.br
Rene Luiz Seibert (UNISC) rene@unisc.br
Camila Pohl Fröhlich (UNISC) camilafrohlich@mx2.unisc.br
Resumo:Tendo em vista a importância das indústrias, no que se refere à contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico de uma região, buscou-se identificar as necessidades industriais e os potenciais em quanto à tecnologia de processos e produtos da região do COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento) Vale do Rio Pardo-RS. Conforme os objetivos da pesquisa, foi realizado um diagnóstico emfunção da atual (2006) realidade industrial na referida região, com informações que possam servir de parâmetro para o desenvolvimento regional. A metodologia utilizada busca, através de um levantamento de dados primários e secundários, informações das indústrias nos ramos de plástico, vestuário, metal-mecânico, moveleiro, agroindústria, construção civil, refrigeração, eletro-eletrônica eoleoquímica. E, neste contexto, possibilitar uma visão de desenvolvimento da região, uma vez que a pesquisa apresenta as oportunidades verificadas e, concomitantemente, é proposto planos de ação nos pontos críticos diagnosticados. Apresentar os resultados mais importantes e as conclusões obtidas.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional; Inovação; Tecnologia.


1. Introdução

Nos anos de 2002 e2003 houve uma ampla reflexão que resultou na adoção de áreas preferenciais de pesquisa e extensão na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), sendo uma das áreas escolhidas, a do Desenvolvimento Tecnológico e Ambiental (DTA). Para cada área foi elaborado um plano estratégico de atuação, onde o do DTA apresenta quatro eixos estratégicos, onze programas e trinta e três projetos. O presenteprojeto compõe o eixo estratégico ‘Sistemas de Produção Industrial’ nos programas ‘Tecnologia de Processos’ e Tecnologia de Produtos’.

Foi realizado uma pesquisa junto ao setor industrial do Vale do Rio Pardo visando à obtenção de informações que possam servir de base para os demais projetos e programas, quando da definição de seus objetivos, além disso, buscou-se conhecer a situação de umpaís, de uma região, de um Estado ou de um município constituindo uma etapa fundamental para traçar estratégias e políticas que de fato revertam desigualdades, atendam às necessidades mais urgentes e aproveitem as potencialidades de um país do porte do Brasil. A noção da realidade de um povo é importante tanto para as administrações públicas, quanto para as privadas, como também para as chamadasorganizações não-governamentais, que cada vez mais tomam parte importante na resolução de problemas das sociedades mundo afora.

O estudo a seguir apresenta visões panorâmicas da realidade dos 22 municípios que compõem o COREDE do Vale do Rio Pardo. Revela originalmente características importantes das indústrias nos ramos de plástico, vestuário, metal-mecânico, moveleiro, agroindústria,construção civil, refrigeração, eletro-eletrônica e oleoquímica, como também confirma a existência de grandes desigualdades no referido COREDE.

Segundo Antunes e Mangueira (2005), nas Universidades e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é onde o conhecimento está fortemente localizado podendo servir como agente da inovação para o alcance da sustentabilidade e da competitividade, formandoelos de ligação com o setor produtivo. Silva (s.d.), complementa dizendo que o conceito de sistemas de inovação vem contribuindo para o avanço científico, para as relações entre o progresso tecnológico e para o crescimento das economias, tanto locais quanto nacionais.


2. Objetivos

- Objetivo geral: Estabelecer um diagnóstico dos potenciais e das necessidades das indústrias da região...
tracking img