Seminario sobre eutrofizaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIAS DO AMBIENTE

RESUMO
O crescimento desordenado da população, principalmente nos grandes centros urbanos, resulta na elevada produção de esgoto, onde a maior parte acaba sendo lançada diretamente nos cursos de água ou pelo solo, contribuindo desta forma para a poluição de cursos d’água. Um dos problemas correlatos diz respeito a eutrofização das águas de ambientes lênticos e sensíveis,como é o caso de muitos estuários da costa brasileira, onde geralmente são lançados os esgotos sanitários.
Lenticos = agua parada

Na busca de alternativas adequadas para a proteção da qualidade da água em meio urbano é essencial o controle da eutrofização desses ambientes. Sob essa ótica, destacase a remoção dos nutrientes (N e P) presentes nos esgotos domésticos urbanos utilizando-sereatores que operam em ciclos alternados aeróbio/anóxicos, tal como o reator operado em bateladas seqüenciais (RBS). Uma de suas variantes é o reator com grânulos aeróbios (RBSG), cujos mecanismos de tratamento estão sendo pesquisados por diferentes grupos em todo o mundo.

INTRODUÇÃO
O processo de urbanização desenfreada e a concentração da população nos grandes centros urbanos têm gerado pressõessobre o meio ambiente, resultando na poluição das águas superficiais e subterrâneas, causando alterações na qualidade ambiental dos ecossistemas receptores dos despejos.

O Brasil apresenta em seu território a principal reserva de água doce da América do Sul, o Aqüífero Guarani, além das principais bacias hidrográficas do mundo. O uso racional e a conservação das águas, principalmente nosgrandes centros urbanos, onde são elevadas as cargas de poluentes geradas diariamente, tornam necessários os sistemas de tratamentos, controles e monitoramento dos poluentes gerados.

A maioria das estações de tratamento de água para consumo público capta água em rios ou outras fontes superficiais, desta forma, o tratamento do esgoto doméstico é uma condição fundamental para garantir umabastecimento seguro e saudável para a população. Segundo a Agência Nacional de Águas (2001), somente 20% do volume de esgotos coletados passam por tratamento, e assim somente 12% da população brasileira (20 milhões habitantes) são atendidas por tratamento de esgoto.

Isso significa que o esgoto de 88% da população brasileira está sendo lançado sem nenhum tratamento nos corpos de água superficiais ou estápercolando nos solos e poluindo as águas subterrâneas.

OBJETIVO
Identificar a causa da eutrofização, devendo ser prestada a devida atenção às atividades do dia-a-dia. Inibir o uso de detergentes, principalmente os fosfatados (o grupo fosfato é o principal responsável pelo crescimento do fitoplâncton). Melhorar o tratamento das águas residuais, para que haja uma grande colheita dos nutrientesdissolvidos.

Impedir que grandes massas de dejetos domésticos (esgotos) atinjam as águas. Impedir a erosão dos solos a partir da reflorestação de zonas litorais. Controle das águas de escorrência das atividades agrícolas, como fertilizantes, uma vez que são dissolvidos muitos nutrientes;

EUTROFIZAÇÃO
O que é eutrofização? Em ecologia, chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenômenocausado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas. Estas, por sua vez, impulsionam o desenvolvimento dos consumidores primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesse ecossistema.

TIPOS DE ALGAS
Fitoplâncton: (algas “livres”); Perifíton: é uma fina camada (biofilme) variando emalguns milímetros, que atua na interface entre o substrato e a água circundante. São observados como manchas verdes ou pardas aderidos a objetos submersos na água como rochas, troncos, objetos artificiais (inertes) e a vegetação aquática; Macrófitas: com raízes ou flutuantes;

FITOPLÂNCTON

ECOTOX (empresa de análise e consultoria ambiental), coletando fitoplâncton no Lago das Pedras na...
tracking img