Seminario sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA NERVOSO AUTONOMO


VIAS MOTORAS:



O Primeiro neuronio motor de uma via autônoma é denominado neuronio pré-ganglionar. Seu corpo celular esta no encefalo ou na medula espinhal. Seu axonio mielinizado, denominado fibra pré-ganglionar, sai SNC, como constituinte de um nervo craniano ou espinhal. A Fibra vai até um gânglio (é uma massa de tecido biológico, mais uma massa decorpos de células nervosas.) autonomo, onde a sinapse com o segundo neuronio motor denominado neuronico pós-ganglionar.
O neuronio pós-ganglionar situa-se fora do SNC. Seu corpo celular e dentritos estao localizados no ganglio, autonomo onde ocorre a sinapse (é a conexão entre dois neurônios vizinhos) com uma ou mais fibras pré-ganglionares. O axonio de um neuronio pós ganglionar, denomina-se fibrapós-ganglionar, é desmielizado e termina em uma efetor visceral.
Os neuronios pré-ganglionares conduzem impulsos motores do SNC ao ganglios autonomos. Os neuronicos pós-ganglionares retransmitem impulsos motores dos ganglios autonomos aos efetores viscerais.


GANGLIOS AUTONOMOS: - Ganglios do tronco simpático: ficam de cada lado da coluna vertebral (ganglios paravertebrais), da base docranio ao cóccix. Eles recebem fibras pré-ganglionares somente da divisao simpática.
– Gânglios pré-vertebrais: situam-se anteriormente a coluna vertebral e junto as grandes arterias abdominais, das quais os nomes dos ganglios são derivados. Exemplo: o ganglio celiaco.
– Ganglios terminais: as fibras pré-ganglionares da divisao parassimpática fazem parte dos ganglios terminais. Os gangliosdesse grupo estao localizados no fim de uma motora visceral, muito próximos aos efetores viscerais ou dentro de suas paredes.



DIVISAO SIMPATICA E PARASSIMPÁTICA

ENERGIA: simpática – envolve gasto de energia corporal. Quando o corpo esta em homeostase, a principal funçao da divisao simpática é contrabalancar os efeitos parassimpáticos apenas o suficiente para realizar os processosnormais que requerem energia. Durante o estresse extremo, porém, o simpático domina o parassimpático.
Parassimpática – conserva e restaura a energia corporal.estimula principalmente atividades relaxantes, 

FIBRAS PRÉ E PÓS GANGLIONARES: Os neurônios pré-ganglionares do sistema simpático emergem dos segmentos tóraco-lombares (da região do peito e logo abaixo), ao passo que os do sistemaparassimpático emergem dos segmentos céfalo-sacrais (da região da cabeça e logo acima dos glúteos)  sistema autônomo, que se baseia na relação ponto-a-ponto. Isso garante que um número menor de fibras nervosas seja capaz de regular de maneira eficiente órgãos e glândulas.
No sistema parassimpático, as fibras pré-ganglionares normalmente seguem, sem interrupção, até o órgão que será controlado, fazendoentão sinapse com os neurônios pós-ganglionares. Dessa maneira percebe-se que os neurônios pré-ganglionares do simpático são curtos e os pós-ganglionares são longos; no parassimpático ocorre o inverso. 

LOCALIZAÇAO:

CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DAS DIVISÕES SIMPÁTICA E PARASSIMPÁTICA

TIPOS DE GANGLIOS: Simpatico – contem ganglios do tronco simpático e pré-vertebrais
Parassimpatico – contemganglios terminais.
LOCALIZAÇAO: Simpático – os ganglios estao junto ao SNC e distantes dos efetores viscerais.
Parassimpatico – os ganglios estao próximos a ou na parede dos efetores viscerais.
FUNÇOES: Simpático – cada fibra pré-ganglionar é curta e faz sinapse com muitos neuronios pós-ganglionares que seguem para muitos efetores viscerais.
Parassimpatico – cada fibra pré-ganglionar é longa efrequentemente faz sinapse com poucos neuronios pós-ganglionares que seguem para um único efetor visceral.
DISTRIBUIÇAO: Simpático – Distribuido ao longo de todo o corpo, incluindo a pele.
Parassimpatico – Distribuiçao limitada primariamente a cabeça e as viceras do torax, do abdome e da pelve.

FUNÇOES DO SISTEMA NERVOSO AUTONOMO:

NEUROTRANSMISSORES
As fibras autônomas liberam...
tracking img