Seminario do alto da boa vista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário do Norte - Uninorte

Trabalho de
Fundamentos HistóricosTeóricos Metodológicos
de Serviço Social



Seminário
Alto da Boa Vista

Alunas:

Patricya Barbosa da Silva
Darcilene Lima da Silva
Érica Regina Batista Vilaça
Karoline Castro Ribeiro
Lícia Cristina Monteiro Bezerra de Araujo

Manaus-Am
2012

Seminário Alto da Boa Vista (1978 - 1984)
Já nos meadosda década de 70, os sócios históricos e profissionaisque responderão pelo visível deslocamento da perspectiva modernizadora do Serviço Social no Brasil: é o seu deslocamento da área central do debate e da polemica. Passaram a concorrer com ela, neste plano, e a disputar seus espaços e hegemonia outras vertentes renovadoras; Foi um Grave erro deduzir desta inconteste verificação a suaextensibilidade aos referenciais á falta de um levantamento confiável destas práticas na sua realidade, neste passo toda cautela é recomendável e vale reiterar o âmbito de validez da constatação referida. Esse deslocamento aos seminários, igualmente organizados pelo CBCISS, que, de Araxá e Teresópolis, vieram na sua esteira- os colóquios realizados no Rio de Janeiro, no Centro de Estudos do Sumaré e no Altoda Boa Vista, respectivamente em 1978 e 1984.
* O seminário do Alto da Boa Vista, reunido em novembro de 1984, envolveu – sem contar os conferencistas convidados e os profissionais que contribuíram previamente na elaboração de papers coletivos – 24 pessoas (23 profissionais e 1 estudante), das quais 1 em Araxá, 2 em Teresópolis e 3 no Sumaré. A documentação do Sumaré e do Alto da Boa Vista estápara o deslocamento da perspectiva modernizadora assim como, para o seu momento ascendente, os documentos de Araxá e Teresópolis, a expectativa também não se comprovou cabalmente: nos dois seminários, notavelmente no do Alto da Boa Vista, é perceptível um movimento de abertura a referências distintas do caldo conservador. Ainda que se considere o panorama diverso do final do Decênio de setenta(Sumaré) e o dos primeiros anos da década de oitenta (Alto da Boa Vista) – Tomando em conta o caráter datato dos eventos em tela -, as elaborações e preocupações que tiveram curso nos dois colóquios possuíam traços tais que as tornavam muito pouco aptas para galvanizar a atenção das vanguardas profissionais emergentes.

* O seminário do Alto da Boa Vista desenvolveu-se a partir de seteconferencias, pronunciadas por convidados: Martins de Souza cuidou da “problemática autoritária” no Brasil, L. Konder falou de aspectos da historia do marxismo no país, Silva Oliveira tratou do positivismo, Telma Donzelli tematizou femenologia, Antônio Paim dissertou sobre o estatismo e a” questão social” no Brasil, Vélez Rodriguez relacionou o “Estado autoritário” e as ciências sociais e C. Zivianiabordou a “tecnologia social”. “Assistentes sociais apresentaram trabalhos sobre “Pensamento cientifico e Serviço Social”, Serviço Social e cientificidade” e um balanço dos encontros regionais que debateram Araxá e Teresópolis; grupos de assistentes sociais contribuíram tematizando o “Serviço Social cibernético”, a consciência crítica no Serviço Social” e um deles, discutindo a “proposta de produção deconhecimento’ do próprio seminário, levantou problemas pertinentes ao evento mesmo”.
A PERSPECTIVA DA REATUALIZAÇÃODO CONSERVADORISMO (DÉCADA DE 1970)
Segundo o autor José Paulo Netto, foi no marco do Seminário de Sumaré (1978) e no Seminário do Alto da Boa Vista (1984) “que se explicitou” a perspectivada reatualizarão do conservadorismo. Ela foi “[...] expressa primeiramente na tese delivre-docência de Anna Augusta de Almeida (1978), texto base nesta perspectiva [...]”, intitulada a “nova proposta”. Foi significativa a preocupação dos teóricos da perspectiva da re-atualização do conservadorismo em buscar um suporte metodológico na fenomenologia. Antes disso, a fenomenologia não era conhecida no meio profissional, é o que indica Netto.Esses teóricos não se apoiaram na teoria...
tracking img