Seminario de estagio de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

GLICIA
PALOMA


2011



GLICIA
PALOMA


ITAPEVI
2011
1.INTRODUÇÃO

O tema queabordaremos nessa Produção de Aprendizagem é Educação, Diversidade e Pesquisa: Processo de Construção Social dos Sujeitos e a Compreensão Multiculturalidade na Escola.
Vivemos numa época de globalização, tanto econômico quanto nas tecnologias e informações sendo modificados constantemente, e na escola não é diferente, aprender a conviver com algum novo acaba sendo uma tarefa complexas.
Com isso aescola precisa encontrar caminhos para trabalhar a diversidade, engajando crianças, jovens e adultos no mundo de “diferenças”, preparando os assim para serem legítimos cidadãos.
Valorizando o espaço social,ampliando as ações principalmente reconhecer que as crianças , jovens e adultos, precisam sonhar, ter oportunidades não importa qual a sua cultura.
A diversidade culturalpassa a ser alvo de intensos debates. Um grande desafio frente colocado por essa realidade é que se pretende ser igual, mas ao mesmo tempo ser diferente.
Essas exigências do mundo globalizado mostra que se faz necessário conviver em uma sociedade cuja a realidade é multicultural.
A escola acaba sendo um espaço privilegiado onde se dá o processo socialização, é o ambiente no qual mas sediscute a questão da diversidade cultural, social,racial;
O objetivo dessa PA é de analisar as teorias que sustentam a construção social da identidade , do imaginário e da diversidade cultural.
Compreender os caminhos percorridos por diferentes grupos sociais para construção das regras e valores sociais,conceitos diferenciar a identidade e etnia.
Abordaremos a importância do respeito ásdiferenças, já que nossa sociedade é uma mistura, surgindo assim uma sociedade que não é branca, nem índia, e tampouco negra simplesmente brasileira.
Podemos considerar sobre esta perspectiva que, socializar o conhecimento deve ser tarefa primordial da escola,mas pleno do individuo com cidadão.
Por isso a escola precisa estimular as diferenças e dar significados para oportunizar eproduzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens, segundo Soares (2003 pág. 161).
A metodologia adotada foi  pesquisa dos livros desta uta, revista, artigos e sites sobre o assunto em questão
As disciplinas são: Educação e Diversidade, Educação de Jovem e Adulto, A diversidade cultural.
Os conteúdos que serão focados nessa PA serão os grandes desafios e enfrentados pela escola para formaçãode cidadãos , críticos conscientes e atuantes.Por se tratar de uma tarefa complexas que exige da escola um trabalho educativo voltado a interdisciplinaridade, que permita o aluno a fazer elo de ligação tornando a aprendizagem coerente, voltada para compreensão da realidade da sociedade.
O que queremos com essa pesquisa é a sensibilização dos alunos para uma reflexão sobre a importância de setrabalhar a diversidade cultural.
A diversidade cultural esta presente diariamente no contexto brasileiro expressando-se na música, dança culinária, nossa língua e inúmeras atividades, em nosso cotidiano.
Com isso é necessário compreender que o processo educativo emanada pela escola é algo que a sociedade não pode máscara, pelo contrário, é fundamental no processo de aprendizagem e nacompreensão necessária para que se possa ver o “diferente” em suas complexidades de formas de relações humanas e suas afirmações.

2.EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: Processo de Construção Social dos Sujeitos e a Compreensão da Multicultural idade na Escola.
A educação é multicultural pois abriga em seus espaços múltiplas culturas,e tem o papel de reconhecer as diferenças , a...
tracking img