Semin Rio Resumo Livro A Democracia De Kelsen

797 palavras 4 páginas
RESUMO DEMOCRACIA SEGUNDO KELSEN

Temas: Democracia e liberdade econômica; Capitalismo e tolerância; e Democracia como governo estabelecido mediante concorrência.

O conteúdo reflete pontos fundamentais da liberdade essencial a democracia e conceitua nos sistemas econômicos capitalistas e socialistas.
Baseado no contexto conclui que a democracia é compatível tanto como um sistema econômico socialista como capitalista. Também destaca que o socialismo é incompatível com a liberdade econômica, pois o Estado detinha uma coerção nas relações econômicas por ser de sua natureza. Mas também vale dizer que o liberalismo clássico também não foi uma completa liberdade econômica, pois ele nunca exigiu que o coercitivo do Estado deixasse de interferir na economia. Uma da amostra desse fato foi a ocorrência da propriedade privada e o livre contrato serem instituição jurídicas enquanto protegê-la e exigir os cumprimento dos contratos era designados como Direito Civil e já os crimes especificamente econômico é papel do Direito criminal capitalista.
Os economistas mais importantes alegam uma teoria importante para o âmbito da economia idêntica a doutrina Marxista, que também poder ser usado como um forte argumento de defesa do capitalismo contra o socialismo, eles afirmam que a coletivização não pode ser limitada as questões econômicas, pois a liberdade racional não poderá mais ser mantida se a liberdade econômica for abolida e o coletivismo devera controlar também a vida intelectual do homem. Retrata a que a economia ocasionava sua superestrutura intelectual especialmente jurídica e política. Nesse contexto também é possível retratar que não há maneira de separar o mundo econômico com outras esferas da vida, pois para realização de outros fins a economia é imprescindível ela é envolvida em qualquer meio. Um exemplo no estado moderno é um grupo de religiosos que desejam celebrar um culto, e precisam de um edifício adequado e para isso terão que se abdicar do meio econômico para

Relacionados

  • Semin Rio Resumo Final Livro A Democracia De Kelsen
    6698 palavras | 27 páginas
  • direito funda6
    36378 palavras | 146 páginas